Logística

Ford Trucks assinala marco histórico com entrega do camião 500 à TJA

A Ford Trucks Portugal está de parabéns. Em 2019 iniciou a sua atividade em Portugal e até hoje conta com um crescimento em volume sustentado, quer pela oferta variada das suas gamas quer pela relação próxima com os seus clientes, sempre com o objetivo de ir ao encontro das suas necessidades e expetativas.

Numa altura em que a marca trabalha para colocar em circulação 2000 viaturas vendidas pela Ford Trucks Portugal, assinala-se a entrega do camião 500 a uma única empresa que foi também um dos primeiros clientes da Ford Trucks Portugal, a TJA – Transportes J. Amaral SA, uma das mais conceituadas empresas de transportes e logística em Portugal e na Europa.

A TJA, que está numa trajetória de constante expansão e inovação, investiu recentemente na aquisição de mais 65 viaturas Ford Trucks, o que demonstra o seu compromisso em fortalecer a sua relação de parceria com a marca.

Dando continuidade ao seu crescimento global, a Ford Trucks, que se tem expandido gradualmente pela Europa, entrou em Portugal há cinco anos, numa altura em que o modelo F-MAX foi premiado com o galardão Camião Internacional do Ano (ITOY). A TJA foi um dos primeiros clientes com quem a Ford contactou e “que nos abriu de imediato as portas, nos recebeu com todo o profissionalismo a par de muita curiosidade para saber mais sobre o nosso projeto e sobre a nossa marca”, revela Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal.

A relação entre a Ford Trucks e a TJA iniciou-se em 2020 quando esta abriu um concurso para 100 viaturas. Por se tratar de uma marca nova, e recém-chegada a Portugal, a Ford Trucks apresentou uma proposta para 25 viaturas, ou seja, apenas 25% da totalidade do concurso. João Amaral, proprietário da empresa que conta com mais de 75 anos de experiência revela que “logo que nos apresentaram essa possibilidade, iniciámos conversações e, dessas primeiras reuniões, surgiu o nosso primeiro teste com uma viatura. No início, a escolha foi motivada pela novidade que a marca representava e pelas suas características técnicas promissoras. Depois de um período de testes, o modelo F-MAX mostrou-se capaz de responder às nossas necessidades. Gostámos especialmente da solidez da marca, da proposta competitiva e da disponibilidade de stock consistente, além dos aspetos técnicos dedicados a esta viatura como o conforto, desempenho e habitabilidade”, salienta. Cinco das viaturas adquiridas começaram, entretanto, a operar na Europa.

A relação entre fornecedor e cliente foi crescendo, depressa evoluindo para uma verdadeira parceria. “A Oneshop, responsável pela importação da Ford Trucks para Portugal, passou a ter uma ligação muito próxima com a TJA e, com esta aliança trilateral TJA, Oneshop e Ford Trucks conseguimos alinhar objetivos e transformar esta colaboração num caso de sucesso no setor”, refere João Amaral.

Bruno Oliveira enaltece a importância desta relação que se estabeleceu entre a Ford Trucks e a TJA e esclarece a este propósito que “nós não vemos a TJA como um cliente, mas sim como um parceiro estratégico para a marca. Entregar 500 camiões a um único cliente resume bem toda a nossa atividade em Portugal. Quer dizer que o produto correspondeu às expectativas do cliente, e também demonstra que a própria equipa esteve à altura das exigências e das necessidades de uma empresa como a TJA. Para mim é muito mais do que a entrega do camião 500. É efetivamente um resumo de todo o trabalho que foi feito pela nossa equipa, pela fábrica, e também pela qualidade dos próprios veículos”.

Para João Amaral a aquisição do camião 500 representa “um marco extraordinário. Este feito não é apenas um número. É um testemunho da confiança inabalável que depositamos na Ford Trucks. Essa decisão reafirma o nosso compromisso firme em continuar a investir no futuro da nossa parceria, solidificando as bases de uma colaboração que se tem revelado frutífera e promissora. A escolha deste camião simboliza a nossa visão partilhada de crescimento e inovação, e estamos entusiasmados com as oportunidades que virão a seguir”.

Recentemente e com o intuito de criar uma maior proximidade com o cliente, a Ford Trucks reestruturou o seu organograma de modo a contemplar o recém criado CLT – Customer Loyalty Team: um departamento que integra uma equipa preparada e 100 % focada no contacto com o cliente no após venda. Estando mais próximo do cliente, é possível aumentar o uptime dos seus veículos, mantendo-os permanentemente a funcionar e melhorar a comunicação entre departamentos, tornando-a mais fluida, chegando ao cliente em tempo útil.

João Amaral corrobora os princípios da Ford Trucks que mantêm o foco no cliente. “A Ford Trucks destaca-se de forma inegável por oferecer um suporte excecional que vai muito além do produto. O serviço após-venda, a formação contínua e o desenvolvimento são pilares fundamentais da nossa parceria. O compromisso da Ford Trucks em ouvir e integrar os nossos feedbacks sobre produtos e serviços é notável e fortalece a confiança que depositamos na marca. Esta atitude proativa não só solidifica o vínculo que construímos, mas também nos capacita a enfrentar os desafios do mercado com confiança e determinação”.

De notar que só no ano passado a Ford Trucks vendeu 470 camiões em território nacional e faturou 80 milhões de euros. Atualmente são mais de 1650 os camiões a circular nas estradas, mas a meta passa por alcançar rapidamente a fasquia dos 2000. A marca conta já com oito pontos de assistência espalhados não só por Portugal Continental, mais concretamente, em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga, mas também e mais recentemente no Funchal na ilha da Madeira empregando neste momento mais de 50 colaboradores.

Questionado sobre o futuro da Ford Trucks, Bruno Oliveira é perentório em afirmar que “passa pela aposta na neutralidade carbónica. Acredito que 2050 será um ano intocável ao nível da neutralidade carbónica. A questão é perceber como será efetuada essa mesma transição, sem nos colocarmos no precipício da eletrificação. A Ford Trucks está focada numa solução de transição que passa pela aposta numa palete de multienergias: desde o diesel, até ao hidrogénio, passando pelas baterias, todas estas fontes de energia têm cabimento num futuro próximo. Em função das necessidades de cada cliente/operação será escolhida qual a energia que melhor se enquadra com o pretendido. De notar que a indústria foi obrigada a evoluir tecnologicamente para disponibilizar viaturas elétricas, com menos emissões de CO2. No entanto verificamos que as infraestruturas estão muito mais atrás do que propriamente a indústria automóvel”.

O projeto de hidrogénio mantém a TJA entusiasmada, ao permitir abrir novas oportunidades e horizontes na parceria com a Ford Trucks. “Paralelamente, estamos a explorar a introdução de viaturas elétricas de tipologia rígida, com o objetivo de diversificar ainda mais a nossa frota e responder às exigências do mercado contemporâneo”, remata João Amaral quando questionado sobre a forma como projeta o futuro da empresa e a Ford Trucks.