
A Escola Superior de Educação de Beja (ESE IP Beja) assegura a qualidade pedagógica através de avaliação contínua, parcerias estratégicas e uma abordagem inovadora no ensino, aliando a formação de profissionais ao compromisso com a inclusão e o Desenvolvimento Sustentável.
Reconhecendo o papel fundamental da Escola Superior de Educação de Beja na formação de profissionais de educação, de que forma a instituição garante a qualidade pedagógica, a nível regional e nacional?
A qualidade pedagógica é assegurada pelo Gabinete de Qualidade e Avaliação de Procedimentos, por meio de mecanismos de articulação interna, como a produção e análise do relatório de autoavaliação do curso, as reflexões da Comissão Técnica, Científica e Pedagógica do curso (que integra professores e estudantes), o questionário pedagógico a docentes e estudantes, e outros mecanismos de auscultação das entidades externas cooperantes. A nível nacional, a qualidade pedagógica é garantida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, através da avaliação e acreditação dos cursos. A instituição também se destaca pela partilha de boas práticas na Associação de Reflexão e Intervenção Educativa na Política das ESE, na Rede Campus Sustentável, e no Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV).
Prof.ª Doutora Carla Afonso dos Santos, Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica
A rede de parceiros e os protocolos com outras instituições contribuem para enriquecer a experiência educativa dos Cursos na área da Educação Básica e da formação de Professores, ao longo de todo o percurso académico? Existem protocolos ou parcerias que gostariam de destacar?
As parcerias com Agrupamentos de Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Baixo Alentejo têm sido essenciais para as Práticas Profissionais das estudantes, destacando-se pela competência e proximidade no acompanhamento. A nível europeu, a ESE integra a rede KASTALIA (com 18 Instituições na área da Formação de Professores), a Universidade Europeia HEROES, com 9 universidades, a Fundação para a Investigação da Universidade de Sevilha (que contempla intercâmbios pedagógicos e científicos), e o projeto Escolas Transformadoras com a Fundação Gonçalo da Silveira.
Prof. Doutor Cesário Almeida, Coordenador Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Certamente, ao fim de tantos anos de ensino, esta Escola já coleciona várias conquistas. Para que possam continuar a evoluir e assegurar uma educação cada vez mais inovadora e inclusiva, quais são os principais objetivos e planos para o futuro?
O foco da ESE IP Beja está no poder transformador da Educação, na promoção de sociedades de paz e bem-estar, alinhada com as metas do ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que visam garantir uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa. Os objetivos incluem afirmar o fator diferenciador da ESE IP Beja com ensino de excelência, formação de competências transversais e humanistas, e fortalecer a ligação entre ensino, aprendizagem e investigação. A ESE também visa o desenvolvimento de recursos educativos abertos e a ampliação da oferta formativa diversificada para educadores e professores, com foco em inovação pedagógica e nas potencialidades das tecnologias digitais e inteligência artificial.
Prof.ª Doutora Maria Inês Faria, Diretora da ESE IPBeja