Destaque Educação | Ensino Turismo e Lazer

Politécnico de Tomar: o contributo da inovação rumo às boas práticas de Turismo sustentável

A importância que o Turismo tem assumido ao longo dos anos, tanto a nível nacional quanto internacional, tem merecido destaque nas iniciativas e cursos de sucesso dinamizados pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Integrando uma estratégia concertada e alinhada com a promoção de boas práticas e inovação para o desenvolvimento sustentável, tem sido destacada a relevância da resposta inovadora dada por esta instituição às preocupações, desafios e necessidades do setor.

Com o intuito de corresponder às tendências de futuro e às expetativas, quer institucionais, empresariais ou individuais dos profissionais deste setor, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) pretende dotar os estudantes e profissionais no ativo de mais e melhores ferramentas e competências técnicas.

É neste sentido que a instituição tem incluído na sua oferta formativa diversos cursos, de diferentes ciclos de estudos e durações, ajustados às necessidades desta fileira. Dentro desta estratégia concertada, surge um novo Mestrado em Turismo de Experiências.

Além da licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural e da Pós-Graduação em Turismo e Marketing Digital, a instituição disponibiliza ainda um conjunto de microcredenciações, especializações e cursos técnicos superiores profissionais (cTeSP), todos voltados para a atividade turística. Entre eles, destaca-se o MOOC de Desenvolvimento Sustentável em Turismo e o cTeSP em Gestão de Turismo.

Novo Mestrado em ‘Turismo de Experiências’ a caminho

O IPT conta com um novo Mestrado em Turismo de Experiências, respondendo aos desafios colocados à fileira do turismo e aos profissionais no ativo, promovendo competências técnicas inovadoras.

Este novo ciclo de estudos será lecionado no campus de Tomar, na Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT), na modalidade de ensino presencial e em regime pós-laboral. O curso está orientado para o design de experiências turísticas, marketing, gestão de projetos e valorização do património através da autenticidade da experiência.

O objetivo é proporcionar aos estudantes um vasto conhecimento e competências teórico-práticas, contribuindo para um desempenho profissional de excelência, voltado para o desenvolvimento, gestão de produtos e projetos turísticos, sobretudo na vertente cultural do Turismo de Experiências, garantindo práticas sustentáveis. O mestrado está ainda concertado com a estratégia de desenvolvimento de turismo sustentável, através de produtos de turismo cultural com base local e regional.

Inclui áreas de Gestão e Administração, História e Arqueologia, Sociologia e Turismo e Lazer, sendo que, na fase final, a Dissertação/Estágio/Projeto deve ser escolhida pelo mestrando para a conclusão do curso.

O presente curso permitirá o desenvolvimento de atividades de investigação, bem como a participação em seminários e submissão e publicação de artigos científicos em estreita colaboração com o corpo docente e outros investigadores dos centros I&D. Além da integração em projetos e parcerias nacionais e internacionais, e unidades de investigação do ciclo de estudos, caso do Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART).

Este novo mestrado vem reforçar a oferta formativa na área do Turismo e será integrado num percurso formativo consistente que inclui o cTeSP em Gestão de Turismo, a licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural e a Pós-graduação em Turismo e Marketing Digital, bem como um conjunto de cursos de microcredenciação agregados a esta fileira, permitindo uma maior diversificação e consolidação de aprendizagens e o aperfeiçoamento da capacitação técnica dos diplomados.

Este novo ciclo de estudos permitirá dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos e formação avançada que vão valorizar o seu desempenho em projetos profissionais na área do Turismo de Experiências, capacitando-os com instrumentos e técnicas que lhes vão permitir inovar e destacar-se no mercado.

Um MOOC de sucesso: nova edição de ‘Desenvolvimento Sustentável no Turismo’ na plataforma NAU

Um sucesso desde a primeira edição, o MOOC (Massive Online Open Course) de Desenvolvimento Sustentável em Turismo também volta a estar disponível no Politécnico de Tomar, na modalidade de ensino à distância, permitindo o acesso ao curso de forma assíncrona e por módulos, ao ritmo do participante. Trata-se de iniciativa do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação à Distância (LIED) do IPT.

O MOOC estará disponível até dia 31 de julho de 2025 na plataforma NAU, um serviço digital da Fundação para a Ciência e Tecnologia, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em 2021 este MOOC atraiu mais de 1340 participantes. Esta iniciativa constitui um avanço na consolidação da presença do IPT na oferta de ensino à distância.

Este curso, que já conta com mais de 800 inscritos, explora a relação entre turismo, sustentabilidade e preservação do património, com ênfase no aspeto ambiental, abordando a crescente importância do turismo sustentável no cenário global atual. Compreender a evolução histórica do turismo, definir e explicar os princípios da sustentabilidade no setor, a relação entre turismo, sociedade e ambiente, as práticas de turismo sustentável na gestão das atividades turísticas e as políticas e estratégias de gestão sustentável são alguns dos temas abordados, com base em estudos de caso que identifiquem não só exemplos de boas práticas, como tendências e desafios futuros do turismo sustentável, preparando os participantes para responder de forma inovadora às necessidades do setor.

Com duração de 25 horas, este curso tem atividades totalmente assíncronas, permitindo aos participantes (estudantes ou profissionais no ativo) aceder aos conteúdos por módulos, a qualquer momento e ao seu ritmo.

Potenciar a governança local em Turismo e Gestão do Património Cultural

Tendo no seu horizonte o alcance de metas para a sustentabilidade, é lecionada no IPT uma licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural, que visa qualificar profissionais com conhecimento técnico sólido, estimular a criação de emprego e a dinâmica económica, aliando a políticas de salvaguarda do património cultural. Por esse motivo são fomentadas práticas de investigação aplicada, que estimulam a autonomia do estudante e a interação com a sua envolvente social, ambiental, económica e cultural, correspondendo aos desafios do contexto turístico atual. Toda a informação sobre a oferta formativa, incluindo a ligada à fileira do Turismo, pode ser consultada no portal do Instituto Politécnico de Tomar.