Mulheres Inspiradoras

“Os progressos, as conquistas e os sorrisos das crianças com quem trabalho são o que me dá a certeza de que estou no caminho certo”

Joana Vasco é fascinada pela área da terapia da fala. Convicta de que o desenvolvimento da criança exige uma ação articulada entre família, terapeutas e escola, fundou, em 2024, a clínica Sons da Fala, em Setúbal, com o objetivo de oferecer uma resposta integrada e especializada.

Comunicação, saúde e pessoas foram as três palavras que a partir dos 12 anos começaram a ecoar na cabeça de Joana Vasco. Desde muito cedo soube que caminho gostaria de seguir no campo profissional e, em 2004, ingressou na Escola Superior de Saúde de Setúbal. Três anos depois começou a trabalhar em contexto escolar, com um projeto que criou, denominado “Saúde & Educação”, e confessa, entre risos, que a partir dessa altura nunca mais parou. “Bati à porta de vários infantários e escolas para me apresentar a mim e ao meu projeto”. Em 2008 terminou a licenciatura e, posteriormente, fez uma pós-graduação em Motricidade Orofacial. Em 2012 decidiu criar a própria empresa e nos anos seguintes apostou em várias formações e especializações.

Ter um espaço onde pudesse pôr em prática tudo aquilo em que acredita e estar rodeada de uma equipa com a mesma missão e valores que tem, foi, desde muito cedo, um objetivo. Em 2024 considerou que estavam reunidas as condições para abrir uma clínica que fosse uma continuação de tudo o que tinha feito até então e que permitisse à restante comunidade conhecer o trabalho dos profissionais que a acompanham. “Uma equipa que conta com várias especialidades técnicas, médicas, de gestão e de recursos humanos, com mais de 20 colaboradores”. Foi desta forma que nasceu a Clínica Sons da Fala que, atualmente, atua em contexto clínico e escolar, graças ao estabelecimento de vários protocolos. “Os progressos, as conquistas e os sorrisos das crianças com quem trabalho são o que me dá a certeza de que estou no caminho certo”.

Além disto, acredita que a profissão que desempenha fá-la ajudar famílias, educadores e professores, “não só pela partilha do conhecimento clínico, mas, sobretudo, pelo empoderamento que esta visão traz. Todos os dias aprendo imenso sobre educação, sobre infância, sobre pessoas”.

Joana Vasco refere que quando olha para o que já construiu, sente que realizou muitos dos seus propósitos, embora, entre risos, afirme: “empreendedora uma vez, empreendedora para sempre”.

Relativamente à pergunta que todos os pais fazem, acerca da durabilidade dos tratamentos da terapia da fala, ressalva que o prognóstico de uma criança depende de vários fatores, não apenas da patologia ou condição global, mas também da forma como criança, família, terapeuta e escola interagem entre si. “Sempre acreditei que, para servir famílias e crianças, seria fundamental conhecer bem um dos contextos onde elas aprendem e desenvolvem tantas competências – a escola. Todos temos a nossa responsabilidade no processo, para que seja eficaz e tenha impacto no dia a dia da criança”.

WWW.SONSDAFALA.PT