A Cidade das Tradições está de regresso, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, ao Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa. O evento, que se dedicada às artes e práticas culturais tradicionais, tem entrada livre.
Nesta que é a sua 4.ª edição, a Cidade das Tradições convida a região do Porto e Norte de Portugal, sensibilizando os participantes para a preservação e divulgação do nosso património imaterial. Em formato de grande evento festivo, a Fundação INATEL, promotora da iniciativa, que está a celebrar o 90º aniversário, convida públicos e artistas, associações culturais, comunidades e agentes culturais à participação, partilha e descoberta do património expressivo português, nas áreas da música, dança, teatro, artes e ofícios e gastronomia tradicional.
Será um encontro festivo de partilha entre artistas amadores e artistas profissionais, entre representações da tradição de inspiração rural e de inspiração urbana, entre músicos com formação clássica e académica e músicos detentores de aprendizagens transmitidas oralmente, entre expressões de artesanato tradicional combinadas com marcas de design contemporâneo.
A iniciativa está pensada e preparada como convite à participação espontânea em todas as atividades e à troca de experiências entre artesãos e artistas, que ensinam a tocar os seus instrumentos, a dançar as suas modas, a laborar os seus ofícios, criando oportunidades para descobrir segmentos de um mapa cultural até aqui, porventura, desconhecido.
“O espírito de participação que diferencia este evento tornou-se o fator privilegiado pelos públicos presentes, bem patente na forte participação nas oficinas, promovidas como verdadeiros convites à experimentação e à descoberta”, refere a organização, em nota de imprensa.
A programação inclui concertos de palco, exposições e demonstrações de artesanato, oficinas de música, dança, artes e ofícios, folclore, brinquedos e jogos tradicionais, atividades ao ar livre, teatro de robertos, gastronomia tradicional e cinema documental.
Resumidamente, estamos perante uma “promoção de encontros, de troca de conhecimentos, de experiências, de vivências, de sensibilidades”.