Viana do Castelo é o mais recente membro a aderir à Associação de Municípios de Fins Específicos Pentágono Urbano. O Pacto para a Competitividade e a Inovação, subscrito por Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, vê assim consolidada uma rede intermunicipal alargada a cinco cidades.
Os autarcas presentes nesta cerimónia, que marcou a sucessão ao Quadrilátero Urbano, sublinharam, em uníssono, a importância de consolidar uma área intermunicipal forte, coesa e inovadora, capaz de projetar o Minho a nível nacional e internacional. Nas intervenções que tiveram, referiram que a integração de Viana do Castelo no Pentágono Urbano não só reforça a ambição coletiva de unir cultura, inovação e sustentabilidade, como também estabelece uma ligação estratégica ao mar, potenciando os recursos costeiros e marítimos da região.
Realçaram ainda que esta cooperação é um motor para a competitividade, para o desenvolvimento económico e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, constituindo um espaço de partilha e criatividade que consolida o papel das cidades do Minho como polos de dinamismo cultural e territorial.
Sublinharam, por fim, que a expansão do projeto a Viana do Castelo representa um passo natural e necessário, afirmando o território de forma mais ampla, articulada e sustentável.
No evento, foi renovado o Protocolo de Cooperação da Bilheteira Eletrónica em Rede e do Cartão Pentágono Cultural, que assegura a venda integrada de bilhetes online para eventos culturais em todos os municípios aderentes, bem como a fidelização de públicos através do Cartão Pentágono Cultural, um cartão anual que garante benefícios diretos nos equipamentos culturais das cinco cidades. A formalidade propicia também descontos de 50% nos bilhetes para espetáculos e exposições promovidos pelas estruturas municipais e parceiros culturais e vantagens adicionais, como envio gratuito de agendas, newsletters informativas regulares e, em alguns casos, estacionamento gratuito ou descontos em parques de estacionamento nos dias de espetáculo.
Aproveitaram a cerimónia para apresentar ainda a plataforma MAP – Minho Access Point, um sistema digital inovador que reúne e disponibiliza informação estruturada sobre o ecossistema da mobilidade no território do Pentágono Urbano. Através desta ferramenta, será possível aceder a dados em tempo real e de forma centralizada sobre parques de estacionamento disponíveis, número de lugares livres, localização de carregadores para veículos elétricos, redes de autocarro urbano e interurbano, bem como contagens de veículos em circulação.
O objetivo passa por melhorar a experiência dos cidadãos, fornecendo informação prática para decisões de mobilidade mais rápidas e sustentáveis, mas também por apoiar empresas e entidades públicas na definição de políticas de transportes e gestão inteligente da mobilidade, contribuindo para cidades mais acessíveis, eficientes e amigas do ambiente.