Atualidade Educação | Ensino Notícias

Rede de Escolas do Turismo de Portugal arranca 2025/2026 com mais 10% de alunos inscritos

A rede de Escolas do Turismo de Portugal arranca o ano letivo 2025/2026 com mais 10% de alunos inscritos face ao ano anterior. Este aumento surge na sequência de um crescimento do número de candidatos nacionais e estrangeiros.

O Turismo de Portugal, que realiza esta sexta-feira, dia 26 de setembro, pelas 11h00, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Aula Inaugural de abertura oficial do novo ano letivo, afirma que os números resultam “da atratividade e da reconhecida qualidade da formação profissional que esta rede de escolas proporciona, sendo uma opção de futuro segura e com elevada projeção de carreira”.

De acordo com a Autoridade Turística Nacional, a qualidade da formação lecionada nesta rede de escolas é comprovada pelos dados do mais recente estudo de inserção profissional dos seus diplomados. O estudo revela que, seis meses após a conclusão dos cursos, a taxa de atividade profissional é de 91%, com 79% dos formandos a encontrarem lugar no mercado de trabalho e 12% a optar por continuar os estudos. Dos que se encontram empregados, 84% trabalham no setor do turismo e 72% conseguiram emprego em menos de um mês, “o que evidencia a forte procura por talento qualificado”. De salientar ainda que 62% dos diplomados auferem salários acima da média nacional para qualificações equivalentes.

Para Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, “o investimento contínuo na qualificação dos recursos humanos é o pilar estratégico para a competitividade e sustentabilidade do turismo nacional, pelo que é com entusiasmo que recebemos estes dados de crescimento do número de alunos e de empregabilidade após a conclusão do curso”.

Durante a cerimónia, vão ser também entregues os Diplomas de Excelência Académica, que distinguem os melhores alunos a nível nacional, e os Diplomas de Mérito Académico, que premeiam os melhores alunos de cada uma das escolas da rede, de forma a reconhecer publicamente o talento e a dedicação dos futuros profissionais do setor.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, refere que “a cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos é o justo reconhecimento do mérito e um incentivo para que todos procurem alcançar a excelência, que é a marca distintiva do turismo português”.