De 30 de setembro a 02 de outubro, Portugal volta a marcar presença na principal montra internacional da indústria do habitat. Este ano, a Fileira Casa leva à Feria Hábitat València “inovação, exclusividade e excelência, sob a marca MADE IN PORTUGAL naturally”.
Nem o adiamento de um dia, motivado pelas previsões meteorológicas, travou as empresas portuguesas, que se apresentam em Valência, determinadas em dar a conhecer a qualidade do design e da produção nacional.
O stand D52 do pavilhão 4 promete ser um dos pontos centrais desta edição do certame. Com uma dimensão de 100m2, acolhe uma requintada e exclusiva seleção de peças nacionais que se conjugam numa oferta “homogénea, inovadora e sustentável”, afirma a APIMA, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.
“Com a curadoria da APIMA, esta ação responde ao desígnio de afirmar, a nível internacional, a qualidade e multidisciplinaridade da oferta portuguesa nos mais diversos setores que compõem a fileira casa, contando com exemplares das empresas Zagas, Duisst, Paulo Antunes, Stoffus, Riluc, Aporatis, Malabar, Animovel, Freixotel, Juliarte, Glammfire, Mambo, Fenabel, Byclassy, Cork-a-Tex Têxteis Penedo, Mineral Organic Crafts, Candibambu, Matceramica, Azemad, Laskasas, Albino Miranda, AMR, Chromolite, Foz Furniture, Cotenoire, Maria Terracota, Defontes, Texteis Iris, S. Bernardo, Magyk, Mariaida, Serip, Carving, MAB e Tacorsil”.
Com mais de 600 empresas e visitantes provenientes de mais de 70 países, a APIMA acredita que “a Feria Hábitat València apresenta um alcance global, atraindo mais de 50 mil visitantes”. Para a edição deste ano, são esperados cerca de 3 mil compradores “altamente qualificados”.
O talento português está representado na Feria Hábitat València por mais de 20 empresas, nos setores do mobiliário, iluminação, colchoaria e decoração. “Exclusividade e atenção ao detalhe” surgem, segundo a APIMA, como elementos distintivos, reforçando a competitividade das empresas portuguesas neste “mercado global”.
“A Fileira Casa reforça a sua ligação ao ramo hoteleiro e de hospitalidade, consolidando-se como ponto de referência para o mercado de interiores e contract”, acrescenta.
O certame já conta com um programa que inclui mais de cem conferências e pela participação de designers internacionais de renome, como Karim Rashid, Mónica Armani, Alberto Cavalli, Agatha Ruiz de la Prada e Ramón Esteve, e por instalações emblemáticas como o Hotel Hábitat, concebido pelo laureado com a Medalha de Ouro das Belas-Artes, Tomás Alía.
Esta ação insere-se no Projeto Conjunto de Internacionalização, dinamizado pela APIMA, apoiado pela AICEP e cofinanciado pela União Europeia, através do COMPETE 2030 e do PORTUGAL 2030.