As entidades regionais de turismo do Centro de Portugal, do Porto e Norte de Portugal e de Castela e Leão acordaram, no início de outubro, o reforço da estratégia de cooperação transfronteiriça. Este fortalecimento tem como objetivo a afirmação das três regiões como uma plataforma de destino turístico internacional.
Num encontro que juntou os responsáveis máximos do turismo nas três regiões, Rui Ventura (Turismo Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte de Portugal) e Ángel González Pieras (Junta de Castela e Leão), ficaram definidos os próximos passos para o desenvolvimento de uma estratégia conjunta, assente na estruturação e promoção de produtos turísticos que refletem a identidade partilhada entre os territórios acima referidos.
“Hoje demos um passo importante na cooperação com a Junta de Castela e Leão e com o Turismo Centro de Portugal. É nosso propósito dinamizar e concretizar a ideia de três regiões, dois países e um destino, estruturando produtos que temos em comum e apostando na promoção conjunta dos mesmos”, afirmou Luís Pedro Martins.
Entre os exemplos destacados estão as fortalezas e fortificações da fronteira, as aldeias e vilas históricas, a gastronomia e o enoturismo, os rios Douro e Côa, o termalismo, o turismo de natureza e o ecoturismo.
“Foi um prazer constatar que há muitas semelhanças e pontos em comum entre o turismo do Centro de Portugal, o turismo do Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão. Concordámos em aprofundar o estabelecimento de uma estratégia comum e apresentámos produtos que consideramos muito importantes para promover o território em conjunto nos mercados emissores mais relevantes”, referiu Ángel González Pieras.
A valorização dos Caminhos de Santiago foi outro dos temas centrais, com realce para o Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela. Foi ainda proposta a criação de um festival anual itinerante, alternando entre Portugal e Espanha, para celebrar a música, a cultura e a gastronomia ibéricas.
Ficou ainda decidido criar um grupo de trabalho técnico com representantes das três entidades, que passarão a reunir-se de forma periódica.
“A reunião exemplifica de forma clara aquilo que eu pretendo para a região Centro de Portugal, que é a aproximação ao Norte e também a Castela e Leão. Juntos, os três territórios constituem a maior plataforma ibérica de turismo, são uma grande porta de entrada”, concluiu Rui Ventura.





