Para celebrar um século de existência, a The Walt Disney Company teve, de 3 a 12 de novembro, uma exposição de rua na Praça dos Restauradores, em Lisboa. Fãs e entusiastas tiveram a oportunidade de reviver os momentos mais marcantes deste “mundo mágico”, através de imagens de um legado que impactou gerações.
Durante duas semanas, a Praça dos Restauradores recebeu 12 painéis que contavam a história da Disney, desde os seus primórdios até à atualidade. Dos primeiros desenhos animados, à chegada ao cinema ou à estreia de clássicos como A Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Bambi ou As Aventuras de Peter Pan, todos estes momentos estão retratados numa única exposição.
Os painéis continham detalhes e imagens sobre a continuidade do legado de Walt Disney após o seu falecimento, em 1966, como o lançamento do filme de animação “A Pequena Sereia”, em 1989, que marcou o ponto alto da década de 80, e outros que se seguiram nos anos 90, como “A Bela e o Monstro,” “Toy Story” e “O Rei Leão”.
Em destaque estiveram ainda filmes como “Lilo e Stitch”, “Uma História de Encantar” ou “A Princesa e o Sapo”, na década de 2000, a aquisição da Lucasfilm e de todo o universo Star Wars, bem como o lançamento do Disney+, em 2019. Outro dos destaques foi a estreia de “Frozen”, em 2013, uma vez que está a celebrar 10 anos. Por fim, chegados à década de 2020, o foco foi para a estreia de “Encanto”, em 2021, e para a grande aposta nos remakes dos clássicos e nas produções live-action.
“Esta exposição, bem no coração de Lisboa, assinala a celebração dos 100 anos da Disney e da nossa paixão por contar histórias que atravessam gerações. Neste momento tão especial, não podemos deixar de agradecer a fãs e às famílias portuguesas que contribuíram para tornar este sonho realidade”, afirma Luís Fernambuco, VP General Manager da The Walt Disney Company Portugal.
O próprio espera que, através das imagens, os fãs de todas as idades possam ter celebrado as histórias intemporais e as personagens inesquecíveis que têm divertido e inspirado ao longo deste século.