Turismo

EN 108, a Marginal do Douro

A EN108 é uma das mais bonitas estradas portuguesas. Acompanha o rio Douro desde a saída do Porto até ao Peso da Régua, num percurso cheio de curvas que lhe conferem um encanto muito particular. É uma estrada menos divulgada do que a sua “irmã” da margem sul do rio (a EN222), mas com inegáveis atributos que merecem um olhar mais atento.

Para quem sai do Porto, Douro acima, em direção a Entre-os-Rios, esta estrada continua a ser uma opção válida, embora parte do percurso em Gondomar possa ser feito pela A43, ou se chegue mais rapidamente a Penafiel pela A4. Para além disso, são muitas as localidades que foram crescendo em torno da EN108, o que torna esta estrada particularmente movimentada.

Talvez por isso, tantos condutores e viajantes que a percorrem não se detenham nos seus recantos e encantos. Nem sempre damos o devido valor ao que está mais próximo e acessível. É natural e perfeitamente compreensível. Mas há, de facto, particularidades do rio Douro que se podem apreciar com vista privilegiada através desta sua marginal. É o que acontece, por exemplo, com a impressionante curva do Douro em Melres, com a praia da Lomba na margem sul, ou com a belíssima travessia sobre o Tâmega mesmo junto ao seu encontro com o Douro (Ponte Duarte Pacheco). E tantos outros pontos de interesse nos sete municípios que ela liga. Na chegada à Régua, já em pleno Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, esta estrada encontra-se com a Nacional 2 e, do outro lado do rio, com a 222.

As estradas nacionais históricas (esta é dos anos 40 do século XX) integram-se na natureza envolvente de tal forma que ao fim de muitos anos parecem sempre ali ter existido.

Na IN Corporate Magazine damos grande relevância a todas as rotas com potencial turístico e cultural, que revelem o melhor do nosso país. Foi o que já fizemos com a Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro cruzando todo o país de norte a sul, pelo interior. É já uma marca reconhecida por todos. Divulgámos também a Nacional 103, cuja promoção vai dando os seu primeiros passos, esperando-se mais novidades para setembro. Fazemos o mesmo com a Nacional 108, agora que se começa a desenhar uma estratégia conjunta que envolve os sete municípios unidos por ela – Porto, Gondomar, Penafiel, Marco de Canaveses, Baião, Mesão Frio e Peso da Régua.