Cultura | Património

“Fortuna, Caso, Tempo e Sorte”: a aguardada biografia de Luís Vaz de Camões

Há muito esperada, a biografia de Luís Vaz de Camões, da autoria da escritora e investigadora Isabel Rio Novo, foi lançada este mês pela editora Contraponto. No ano em que se celebra o V centenário de Camões, “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte” representa um avanço decisivo no conhecimento biográfico do homem e do poeta, em que o rigor da pesquisa se alia ao registo inconfundível de uma das grandes vozes da literatura portuguesa contemporânea.

Antes de se tornar um mito e símbolo da nacionalidade, o autor d’Os Lusíadas foi um homem multifacetado. Estudioso, humanista, sedutor de amor proibidos, cortesão, boémio, soldado mutilado em combate, viajante deslumbrado e escritor revolucionário, estas são as várias facetas de Camões. Nascido no apogeu do império português, testemunhando-lhe os primeiros sinais de decadência e as consequências do desaparecimento de D. Sebastião, Camões celebrou os feitos do “peito ilustre lusitano”, mas acabou por morrer só, moribundo e desalentado.

Coligindo e relacionando centenas de contributos, por evidenciar aspetos escondidos durante séculos sobre o autor, esta biografia promete uma nova perspetiva sobre a vida e obra de Camões. Ao reconstituir a época para reerguer o indivíduo, compulsando as fontes conhecidas e apresentado novos dados, assim é restituída a histórica de uma personalidade incomparável.

No dia 2 de julho, às 18h30, haverá uma sessão de apresentação do livro na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, com apresentação da professora e deputada Edite Estrela. No dia seguinte, 3 de julho, às 18h30, a Fundação Oriente acolherá o último evento de apresentação da obra, com a participação especial de Weimin Zhang, tradutor de Camões para mandarim.