Turismo

“Fátima, com a sua mensagem de paz, continuará a ser um dos destinos mais relevantes ao nível mundial”

Entrevista com o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

A Organização Mundial do Turismo aponta como tema para as comemorações do presente ano do Dia Mundial do Turismo, “Turismo e Paz”. Fátima assume-se como “Cidade da Paz”. De que forma esta identidade reforça o seu papel no Turismo?

O Turismo é, por natureza, uma forma de construir pontes entre pessoas, culturas e religiões, e Fátima é um exemplo perfeito disso. Todos os anos, recebemos milhões de visitantes de todo o mundo, unidos pela fé e pelo desejo de conhecer este lugar ecuménico e de alcance internacional.

Não só pela sua mensagem, mas também pela forma como acolhe, Fátima, enquanto “Cidade da Paz”, assume-se como destino promotor do diálogo, da compreensão mútua e do respeito pela diferença, valores essenciais à paz.

O Município de Ourém trabalha para assegurar diariamente as melhores condições de receção aos milhões de visitantes que recebe, consolidando-se como uma das principais portas de entrada de turistas no país.

Que iniciativas têm sido realizadas pelo Município para promover Fátima internacionalmente?

O Município tem assegurado a participação regular em feiras e certames internacionais, a última delas a representação na Expocatólica, que se realizou na cidade de São Paulo, no passado mês de julho. Além disso, apoiamos iniciativas de promoção internacional, com destaque para o Workshop Internacional de Turismo Religioso, que vai na sua 12ª edição, já agendada para os dias 6 e 7 de março de 2025. Este evento conta habitualmente com centenas de participantes, por entre operadores turísticos, agentes de viagens, empresários e líderes de opinião. Além de outras ações, já estamos a organizar um stand dedicado ao Turismo Religioso na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa. Esta será a segunda edição, com o apoio da BTL e assente numa organização que envolve quase duas dezenas de parceiros com intervenção no Turismo Religioso nacional. Destaco igualmente a rede de cooperação “Shrines of Europe”, que congrega sete cidades-santuário europeias, locais de peregrinação mariana. Esta rede pretende congregar estes destinos no desenvolvimento e promoção do Turismo Religioso. Também o projeto Shrines of Europe se assume como uma plataforma de entendimento e promoção da paz.

Como perspetiva o futuro do turismo em Fátima?

Vejo-o com grande otimismo. O turismo religioso e espiritual tem um enorme potencial, e terá tanto mais sucesso quanto mais se articule com outros elementos como sejam o património, a cultura, a natureza, a gastronomia ou os vinhos.

No Município, estamos a trabalhar para diversificar a oferta turística, associando a espiritualidade à riqueza cultural e paisagística. Isso inclui a valorização do nosso património histórico (exemplo a requalificada Vila Medieval de Ourém) e a promoção de atividades ligadas à natureza, oferecendo uma experiência mais completa aos visitantes. Assim, o futuro do turismo em Fátima passa por esta integração, garantindo uma oferta sustentável e atrativa para todos os que nos visitam. Fátima, com a sua mensagem de paz, continuará a ser um dos destinos mais relevantes ao nível mundial. Um ponto de referência no mundo, um local de acolhimento e espiritualidade, promotor de uma paz ao nível global.