Destaque Turismo

Neste Dia Mundial do Turismo, nada melhor que visitar Castanheira de Pera!

Tire umas mini férias pós verão e venha usufruir do que Castanheira de Pera tem para oferecer todo o ano. Propomos um roteiro turístico multidisciplinar e para todos os gostos, que permite conhecer um pouco da nossa história mas também das paisagens, da gastronomia, das gentes e costumes, da fauna, da flora entre outras surpresas. Tudo condensado num fim de semana inesquecível.

Dia 1

Começamos por sugerir um bom amanhecer em Castanheira de Pera, não há nada mais revigorante do que começar o dia com um café e vista para a serra. De seguida, calce os ténis e percorra os Passadiços da Ribeira das Quelhas. Com um extensão de 1.2km, permitem uma vista privilegiada sobre o vale rochoso da Ribeira das Quelhas.

Depois de uma manhã ativa, sugerimos um almoço relaxado e em modo piquenique no Parque de Merendas da Fonte das Bicas, local onde encontra todas as condições para cozinhar ou simplesmente usufruir da tranquilidade com uma banda sonora trazida pelo curso de água circundante.

No período da tarde, aproveite para saber mais sobre Castanheira de Pera e as suas gentes. Propomos que comece pelo Núcleo Museológico Casa do Neveiro, a cerca de 300 metros da Fonte das Bicas, que tão bem encapsula os usos e costumes de outros tempos, bem como homenageia o Rancho Folclórico Neveiros do Coentral.

Conhecida a zona dos coentrais e começando a descer o concelho, a segunda paragem da tarde deverá ser na Praia Fluvial do Poço Corga. Aqui, para além de um magnífico espelho de água cristalina envolvida por uma vertente natural que cria o cenário ideial para um postal, pode encontrar o Museu Lagar do Corga, uma unidade industrial antiga de produção de azeite com mais de 400 anos de existência.

O final do primeiro dia de visita não se encontra completo sem antes chegar ao centro da nossa vila, mais especificamente à Casa do Tempo (Museu e Posto de Turismo). Aqui encontrará um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica e com a indústria dos lanifícios. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

Termine o dia com uma bela experiência gastronómica num dos diversos restaurantes existentes em Castanheira de Pera, para garantir que se encontra satisfeito e pronto para o dia seguinte.

Dia 2

Como em apenas um dia não é possível testemunhar toda a beleza e atratividade de Castanheira de Pera, o segundo dia reserva muitas outras surpresas e desafios.

Começamos com uma subida à Serra da Lousã onde lá bem no alto é possível encontrar a Capela do Santo António da Neve e três dos sete Poços da Neve outrora ali existentes. Esta é uma zona histórico-cultural muito importante para Castanheira de Pera, pois era o local de trabalho dos Neveiros do Coentral, profissão responsável pela recolha, armazenamento e transporte de neve até à corte, em Lisboa.

Terminada a visita ao Santo António da Neve, desça a serra e pare no Miradouro do Mirante para admirar uma vista desafogada sobre o nosso concelho.

Uma das aldeias avistadas desde o Mirante é a aldeia de Pera, local onde encontra o Percurso Pedestre PR4 – Rota da Princesa Peralta, uma rota inspirada na princesa protagonista da lenda que dá nome à aldeia de Pera e consequentemente ao município. Ao longo do percurso, é bem visivel a conjugação entre beleza natural e contruída, uma vez que contempla, além da vertente natural, o Açude e Moinho dos Amaros e a Capela Velha de Pera, edifício este que data do séc. XVII.

Para fazer uma pausa de almoço revigorante, propomos um belo piquenique desta vez no Parque de Merendas do São João da Mata, local ideal para aproveitar o silêncio e a calma da natureza.

Já de energias renovadas, dirija-se até ao centro de Castanheira de Pera, onde poderá passear pela zona histórica e aproveitar para visitar o comércio local.

Não se esqueça de parar no Jardim da Casa da Criança Rainha Dona Leonor, onde, além de contemplar um dos mais belos jardins do país, pode apreciar o edifício da Casa da Criança mandado construir por Bissaya Barreto, castanheirense e importante figura nacional. Ainda a partir do jardim, tem acesso a uma vista privilegiada sobre um dos ex-libris de Castanheira, a Praia das Rocas, maior praia fluvial com ondas do país e que nos últimos 20 anos atrai até ao nosso concelho milhares de visitantes todos os verões.

O dia só estará terminado após uma bela refeição de despedida em um dos restaurantes locais.
Boa viagem de regresso a casa e leve consigo Castanheira de Pera, que, mais que um lugar que se vê, é um lugar que se sente TODO O ANO.