Ambiente Destaque Mundo Empresarial

Raça Limousine – Uma raça com qualidades incomparáveis e reconhecidas mundialmente

A Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine (ACL) foi formalmente registada a 13 de novembro de 1989, impulsionada pela força e dinâmica dos criadores da raça Limousine, que desde 1986 realizavam exposições dedicadas à raça Limousine.  Acompanhando o sólido desenvolvimento que a raça manifestava em Portugal e no mundo, esta dinâmica e força dos criadores possibilitou o objetivo da ACL de assumir a gestão do Livro Genealógico da raça Limousine em Portugal, facto que ocorreu a partir de 2 de março de 1990.

A raça Limousine é originária de França, estando em Portugal desde o século XX, sendo os primeiros registos oficiais da existência de bovinos de raça Limousine em Portugal de 1940.

A ACL tem a sua sede em Odemira, em resultado da grande expressão da raça Limousine no Litoral Alentejano bem como pelo apoio que o Município de Odemira tem demonstrado à Associação. Atualmente a ACL é constituída por 280 sócios, que se distribuem de Norte a Sul de Portugal Continental e também no Arquipélago dos Açores.


A raça Limousine em Portugal conta com um efetivo de 6.915 fêmeas reprodutoras, alicerçado num património genético nacional completamente robusto e estabilizado, produzindo anualmente machos e fêmeas melhoradoras, contributo fundamental para a melhoria gradual do património bovino nacional.

Devido à sua elevada rusticidade e docilidade, a raça Limousine adaptou-se facilmente às condições nacionais, sendo atualmente a raça com melhores resultados em linha pura e em cruzamento com as raças autóctones.

Sendo a raça Limousine de fácil adaptação a diferentes condições edafo-climáticas, depressa ocorreu a sua distribuição pelo mundo inteiro sendo atualmente criada e selecionada em mais de 90 países. A raça Limousine fornece uma larga gama de produtos finais, desde excecionais bezerros ao desmame até resultados em engorda sem rivais. Uma das suas particularidades é a de produzir produtos de qualidade em todas as idades e capaz de se adaptar à evolução dos diversos sistemas de produção. Diversos estudos comparativos realçam a sua Eficácia Alimentar (Universidade de Nebraska), Rendimento em Carne Comerciável (INRA), Facilidade de Partos (Bovins Croissance), Fertilidade e Longevidade (Bovins Croissance) e Capacidade de Crescimento (Grâ-Bretanha).

A necessidade de redução de perdas e de custos com os recursos humanos afetos às explorações, resulta na necessidade de garantir que as vacas não apresentam dificuldades no momento do parto. A facilidade de partos da raça Limousine é uma das suas maiores qualidades e que se transmite à descendência, com animais à nascença apresentando entre 35 kg e 45 kg e com reprodutores selecionados há décadas pela dimensão da bacia e ossos finos, aspetos fundamentais para a facilidade de partos. A grande facilidade de partos resulta ainda num elevado vigor e rusticidade dos vitelos, que iniciam o seu crescimento desde o primeiro dia.

Neste contexto importa ainda salientar as excelentes qualidades maternais das fêmeas Limousine, associadas a uma excelente e duradoura capacidade leiteira.

Este aspeto resulta em notáveis performances de crescimento, desde os primeiros dias de vida, e também depois do desmame, com valores de ganho médio diário superior a 1,5 kg. Este crescimento contínuo resulta em animais que nascem pequenos mas que depressa atingem valores de peso e conformação que rivalizam com todas as outras raças, superando-as no rendimento de carcaça, onde a raça Limousine apresenta valores de excelência, com pesos médios ao desmame acima dos 280 kg e com rendimentos de carcaça acima dos 65 por cento, devido ao osso fino e à elevada proporção de carne de qualidade na carcaça, com reduzido desperdício e com uma carne tenra e saborosa, mas saudável, conferidas por uma boa repartição da gordura.

A raça Limousine é atualmente a raça pura com maior número de touros puros em produção no panorama nacional. A raça Limousine é ainda uma raça melhoradora com elevada docilidade e fertilidade, resultando num maneio fácil e num elevado rendimento, com intervalos entre partos inferiores a 12 meses, de onde resultam valores de rentabilidade bastante favoráveis para os criadores.

A ACL junto dos seus sócios tem tido especial cuidado na criação e selecção de animais, cumprindo e estimulando as normas de bem estar animal. A sustentabilidade produtiva da raça Limousine é da maior importancia para o sucesso da bovinicultura nacional, pois, permite obter maior rentabilidade aos produtores nos sistemas de produção nacional, quer em linha pura ou em cruzamentos com outras raças, bem como na eficiência de conversão de alimento em peso e rendimento de carcaça na fase crucial de engorda e acabamento.

A ACL tem nestes últimos anos apostado no apoio à comercialização dos animais reprodutores através dos leilões de reprodutores que têm decorrido em várias regiões de Portugal, nomeadamente: Estremoz,  na FIAPE – Feira Interncaional de Artesanato e Pecuária; S. Teotónio – Odemira na FACECO – Feira das Atividades Económicas do Concelho de Odemira; Portalegre, incluido na Feira de Portalegre; Montemor-o-Novo, incluído na Feira da Luz; Évora, no culminar da 1ª Testagem de Novilhos Limousine em Estação de Seleção.

O próximo leilão de machos Reprodutores Limousine é em Alcains – Castelo Branco, numa inciativa conjunta da Ovibeira e ACL, dia 5 de novembro de 2020 pelas 15 horas.

A comercialização dos reprodutores de raça Limousine bem como da carne Limousine Portugal, são projetos essenciais para a viabilidiade económica e sustentabilidade das explorações bovinas nacionais que têm sido pontos de atenção por parte da ACL.

Esteja atento a estes projetos Limousine, siga o site da ACL:

www.limousineportugal.com

E as redes sociais:

https://www.facebook.com/limousineportugal

https://www.instagram.com/limousineportugal