Capa Destaque Mundo Empresarial

Skills Gym, o ginásio de competências

Se o que procura para o seu filho é o ensino convencional, então este artigo não é para si. Vistas bem as coisas, este artigo é para si. Aqui, ficará a conhecer as mais-valias por optar por um ensino diferenciador, complementar, onde as apetências naturais dos seus filhos são valorizadas e incentivadas. Aqui, os alunos tornam-se conhecedores de si próprios. “Descobrir o talento, encontrar a vocação, transformar os comportamentos e conquistar os resultados e objetivos. Ensinamos aptitude (= aptidão + atitude)”, refere João Dias.

Mas, afinal, o que é isto de Skills Gym? A Skills Gym rastreia e fornece soluções baseadas nas necessidades reais dos mais jovens, de acordo com o que são as suas motivações. “A avaliação de competências clarifica as áreas em que um aluno pode necessitar de melhorar, adaptar-se a circunstâncias que mudaram ou a novos desenvolvimentos escolares. “Não fazemos apenas testes psicotécnicos e aconselhamos o aluno a escolher uma determinada área, não é isso que fazemos. Não temos medidas standardizadas, temos sim métodos e instrumentos orientados para as forças e pontos de melhoria individuais de cada um e as necessidades do trabalho escolar”, esclarece. Tais métodos são vistos como uma oportunidade de reconhecer, antes da idade adulta, a necessidade de maior desenvolvimento dos jovens, desta geração Z a lidar com o sucesso, e com as exigências atuais e futuras, nomeadamente na universidade e, posteriormente, no mundo do trabalho.

“Adotamos as metodologias de trabalho mais eficientes, procuramos e adquirimos representações de players globais neste setor que nos permitem uma oferta diversificada, especialista, integrada, sólida e diferenciadora”, diz João Dias.

O segredo está em promover a transformação e a conquista, promovendo a descoberta. Ou seja, o trabalho assenta numa equipa multidisciplinar composta por professores e psicólogos educacionais que identifica os interesses e competências das camadas mais jovens, estudantes, dotando-os de conhecimentos e de capacidades que impulsionarão a sua liberdade, por forma a alcançarem resultados extraordinários.

No final deste ‘programa de treino’ (ou não fosse este um ginásio de competências), cada jovem será capaz de escolher a sua vocação, de planear a sua própria carreira, planear a participação em programas de formação e, finalmente, ter o sucesso que deseja e procura. “O nosso propósito passa por desenvolver as competências dos jovens através do treino, de forma a potenciar os resultados desejados e o seu sucesso, equipando-os também com competências nas TIC e no domínio de Línguas Estrangeiras”.
João Dias refere ainda que a equipa determina e documenta as competências, conhecimentos e habilidades de cada aluno, como e onde foram adquiridos, inspirando cada um a lidar com as suas capacidades, tomando autoconsciência dos seus pontos fortes e dos seus pontos de melhoria.

PERCURSOS EDUCACIONAIS
Programa Educativo Integrado
O Projeto Educativo Integrado – PEI – é direcionado para alunos do 5º ao 11º ano e tem como objetivo tornar os alunos conhecedores de si próprios. A partir de um conhecimento mais profundo, estarão preparados para definir percursos, metas e, assim, alcançarem um bom desempenho escolar. Quanto mais cedo iniciarem o projeto, mais eficaz será a intervenção e o desempenho do aluno.

O PEI tem uma duração de 36 meses, num período de três horas por semana e é composto por duas áreas de intervenção, o CARE (Centro de Alto Rendimento Escolar) e o ECP (English Cambridge Program).

O Centro de Alto Rendimento Escolar-CARE constitui uma nova forma de ensinar a aprender. Responde às necessidades sentidas ao nível da orientação vocacional, fornece aos alunos novas técnicas de aprendizagem e memorização, organização do estudo, gestão de tempo e stress, entre outras. A promoção do empreendedorismo nos jovens com auxílio a ferramentas como Educação Financeira, por exemplo, é também uma preocupação da Skills Gym para motivar os alunos à criação das seus próprios projetos empresariais inovadores, dinamizando a criatividade e iniciativa, resultantes da sua propriedade intelectual.

O English Cambridge Program não só prepara os alunos para os Exames de Cambridge como também lhes permite enriquecer e reforçar a sua aprendizagem da Língua Inglesa de acordo com o nível de conhecimentos de Inglês que possuem no início do ECP. Os alunos frequentam os níveis de acordo com o Quadro Europeu das Línguas propondo-se aos diferentes exames de certificação consoante a formação realizada.

Importa também referir que o PEI é desenvolvido por uma equipa de especialistas como psicólogos educacionais, professores de inglês, técnicos pedagógicos e diretores pedagógicos que trabalham juntos, não só para promover os melhores resultados dos alunos, como para dar suporte aos Encarregados de Educação através de consultas periódicas de acompanhamento. Deste modo os encarregados de educação são integrados de modo ativo no processo formativo dos seus educandos, não sendo “meros” assistentes dos resultados finais obtidos.

O aluno terá todo o acompanhamento necessário, através dos materiais didáticos da Skill Gyms, gestores de formação e de alunos, bem como reforço com sessões de consulta individual ora com o psicólogo educacional ora com o seu professor de Inglês.

Solução Global de Aprendizagem
Neste curso, o SGA Motivar 360º, são desenvolvidos vários conceitos ligados com os métodos de estudo, orientação vocacional e aprender com autonomia, sendo que com a sua aplicação a Skills Gym atinge um grande objetivo: melhoria das técnicas de estudo dos formandos permitindo-lhes a melhoria do seu desempenho escolar.

Com a duração de 18 meses, durante uma hora e meia por semana, este curso é composto por técnicas de aprendizagem, centro de orientação vocacional (TA+COV) e motivências (motivação + competências).
No modulo de ‘TA+COV’ são desenvolvidos os vários conceitos associados à melhoria dos métodos de estudo. Aqui, os formandos vão aprender a caracterizar, compreender e aplicar de forma eficaz as diferentes técnicas de aprendizagem, conhecer o sistema educativo português e as suas atuais áreas de preferência relacionadas com as suas competências. Vão igualmente conhecer as suas aptidões e áreas de interesses profissionais para orientar a sua atuação em contexto escolar e, dessa forma, rentabilizar as suas aptidões.

Por sua vez, no módulo das ‘Motivências’ são desenvolvidos os vários conceitos associados diretamente com o aumento do desempenho escolar. Os alunos aprendem a aprender com autonomia, desenvolvem competências ao nível da leitura e da escrita avançada e como fazer apresentações de trabalhos académicos tendo sempre em vista o ensino superior. Reforçam ainda as suas aptidões e áreas de interesse profissional para orientar a sua atenção em contexto escolar e reforçar o que já foi explorado.

Master Academic Skills
Para se obter um bom desempenho académico é fundamental conseguir entender a forma como se processa a aprendizagem, para que se compreenda melhor as competências individuais, as dificuldades e fazer assim previsões sobre esse mesmo desempenho. Se mudarmos a nossa forma de pensar ou de sentir sem que tal se traduza numa mudança do nosso comportamento, isso não irá constituir aprendizagem.

É neste contexto que neste curso são desenvolvidos vários conceitos ligados à aprendizagem, de forma a potenciar a melhoria do desempenho escolar. São desenvolvidos temas como aprender com autonomia, competências de leitura, realização e apresentação de trabalhos académicos, projeto vocacional e profissional, auto-estima, inteligência emocional, motivação, assertividade e gestão de conflitos.

Aqui, os alunos vão igualmente reforçar as suas aptidões e áreas de interesses profissionais para orientação da sua atuação em contexto escolar. Como se destina a jovens que frequentam o 11º e 12º anos, os formandos aqui contam com workshops práticos e aplicados ao contexto de trabalho em Inglês, o que lhes permitirá reforçar conceitos linguísticos importantes a dominar nestas faixas etárias.

O MAS é composto por dois cursos, o Motivências e o Erasmus Preparation. Atualmente. Os jovens têm algumas dificuldades em fazer a ponte entre a vertente teórica e prática de todos os conceitos e aprendizagens que adquirem em contexto escolar. A Skills Gym tem essa preocupação, ou seja, os jovens têm a oportunidade de melhorarem as suas competências sociais e linguísticzas que irão conhecer ao longo do curso e a sua aplicabilidade.