Cultura | Património Turismo

Estrada Nacional 2, a rota turística que une Portugal

Percorrer a Estrada Nacional 2 é uma viagem em que o final fica sempre em aberto. Para voltar mais tarde, recomeçar, sempre com novos pontos de interesse e geografias para descobrir. Bem no coração do nosso país, Góis é um dos 35 municípios atravessados pela EN2. O Presidente da Câmara, Rui Sampaio, deixa-nos o seu testemunho sobre a importância turística e económica da estrada “mais extensa do país”.

A Associação de Municípios da Rota da EN 2, a qual contou com a adesão imediata do concelho de Góis, permitiu converter esta estrada mítica, com mais de 70 anos de existência, num produto turístico concertado, que reflete a mais-valia de trabalhar em rede, com a missão de criar riqueza, divulgar o património, a paisagem e contribuir para o desenvolvimento de um território, à escala Nacional, para além dos limites geográficos de cada concelho, distrito ou nomenclatura das unidades territoriais.Góis, um dos 35 municípios atravessados pela EN2, conta com mais de 40km de traçado desta que é a “nova” rota turística por excelência. Para além de ser um claro convite à fruição do interior de Portugal, a sua procura transcende uma época específica do ano, um produto turístico que se apresenta per si como um perfeito aliado ao combate à sazonalidade, que se sente e se faz refletir na economia local.

Num período em que o setor do turismo apresentou uma quebra da procura por parte de turistas estrangeiros, face à insegurança causada pela COVID-19, destacam-se os turistas nacionais que apostaram na descoberta do país pela estrada real, facto que se fez refletir nas estatísticas do Posto de Turismo Municipal, apresentando um aumento da procura turística em cerca de 29% (dados de 2020). Cientes do nosso papel – autarquia, operadores turísticos e população de Góis – estamos empenhados e determinados em trabalhar ativamente na condição de stakeholders da Rota da EN2, defendendo a qualidade do seu património, permitindo que seja possível conciliar património, paisagem, cultura, criatividade, tradição, história e natureza.

Mais ainda, comprometendo-nos a ir ao encontro das expetativas de todas e todos aqueles que reconhecem que “faça chuva ou faça sol” a EN2 foi feita para viajar, sozinho(a), em grupo ou em família, por etapas ou na sua totalidade.Apesar da imprevisibilidade do futuro, estamos conscientes de que esta rota turística, pela via mais extensa do país, vai continuar a garantir 738,5km de riqueza e diversidade paisagística e patrimonial que saciará os “olhos e a alma”.