A Câmara do Porto integra o street basket num programa que engloba o breaking, o surf e o skate, e que prevê chegar a mais de 1000 crianças e jovens do concelho.
Foi apresentada esta quarta-feira, no Parque da Pasteleira, a terceira edição do Desporto no Bairro. Com o objetivo de proporcionar aos mais novos um primeiro contacto com algumas modalidades e promover a sua prática de forma segura, a Câmara do Porto, entre junho e setembro, através da empresa Ágora, vai promover ações de formação de breaking, surf, skate e pela primeira vez de street basket, concentradas em oito polos.
Lista de bairros da terceira edição (base de cada polo a negrito):
1. Lagarteiro / Cerco;
2. Pasteleira / Pinheiro Torres;
3. Fonte da Moura / Aldoar;
4. Ramalde do Meio / Viso;
5. Francos / Central de Francos;
6. Contumil / Pio XII;
7. Agra do Amial / S. Tomé;
8. Fontainhas / Miragaia / Sé
Total: 8 polos / 17 bairros
O programa terá três fases distintas. Começará com sessões de iniciação às modalidades. Mais tarde, irá até espaços desportivos associados a cada uma das disciplinas, como o MXM Art Center, o Skate Park de Ramalde, a Praia Internacional ou os recentemente inaugurados recintos desportivos ao ar livre.
Com organização e supervisão de professores especializados, as atividades programadas “procuram sensibilizar os participantes para os benefícios associados ao desporto, assim como oferecer-lhes momentos de bem-estar e diversão”.
A Câmara do Porto investiu cerca de 125 mil euros, “o projeto tem impactado positivamente a vida das crianças e jovens, não só através da vertente desportiva, mas também de um forte contributo à sua formação enquanto pessoas. O orçamento espelha a dimensão e importância que o município atribui ao projeto”, revelou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
A edição deste ano terminará com o habitual espetáculo aberto ao público, criado com as crianças e jovens de todos os polos, bem como formadores e convidados. A data e o local do evento serão anunciados brevemente pela Câmara do Porto.