Atualidade Notícias

41 crimes de violência doméstica por dia

A PSP registou 41 crimes por dia de violência doméstica entre janeiro e maio deste ano e deteve 354 pessoas.

Foram registados 6200 crimes de violência doméstica, numa média de 41 por dia. O número é superior aos registados em 2020 e 2021, anos marcados por períodos de confinamento devido à pandemia de Covid-19. Os números mostram também que a PSP fez 354 detenções pelo crime de violência doméstica entre janeiro e maio.

No contexto de violência doméstica, foram apreendidas 111 armas de fogo, que apesar de não terem sido usadas na concretização do crime “ foram referenciadas na avaliação de risco realizadas pela PSP e apreendidas”.

As Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica (EAPVVD), criadas pela PSP para “melhorar o acompanhamento das vítimas” registou 8.311 denúncias em nove anos de funcionamento. A PSP conta ainda com mais seis EAPVVD localizadas no Comando Metropolitano de Lisboa, designadamente o Espaço Júlia, a Casa da Maria, Campus da Justiça, Espaço Eu Consigo, Espaço OKAZO e Casa Pilar.

Frisando que todas as situações sinalizadas são “de imediato alvo de avaliação de risco no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança de proteção da vítima”, a PSP alerta para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica.

Qualquer situação suspeita pode ser denunciada nas esquadras ou através do correio electrónico violenciadomestica@psp.pt.