Mulheres Inspiradoras

“Gosto muito do que faço, sou feliz a trabalhar”

Teresa Ponce de Leão é uma mulher com um trajeto profissional excecional. À IN Corporate, a Presidente do Conselho Diretivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), falou do seu percurso e do trabalho que o Laboratório desenvolve.

Apaixonada pelo seu trabalho e sempre pronta a abraçar novos desafios, Teresa Ponce de Leão, assume o cargo de Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) desde 2009. Um desafio que trouxe mudanças à sua vida. “Obrigou-me a passar muito mais tempo em Lisboa do que na minha cidade, o Porto, onde nunca deixei de habitar,” conta-nos.

Sob o lema “construir um futuro mais limpo e melhor” o Laboratório pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável. Através de parcerias e do trabalho em rede, o LNEG procura dar uma resposta eficiente ao nível das respostas públicas, com refexos positivos na sociedade. Neste momento, o Laboratório está a analisar qual a melhor forma de introduzir a metodologia da United Nations Resource Management Systems (UNRMS), uma estrutura unificadora para a gestão integrada de recursos. “Estamos a estudar como introduzir a metodologia da UNRMS, baseada em princípios que pretendem vir a ser um guia para os decisores na gestão dos projetos.”


Numa altura crucial para a transição energética o LNEG criou mecanismos internos que garantem a colaboração das áreas de competência, dando respostas as desafios interdisciplinares ao nível da modelização dos sistemas de energia para avaliação dos impactos das decisões para a Transição Energética. “Estamos a trabalhar, através do conhecimento dos nossos recursos endógenos, no apoio ao Estado e à sociedade nos sectores emergentes, com conhecimento nas matérias-primas críticas, no sector do hidrogénio e biogás e na economia circular.”

Hoje, o hidrogénio é um vector energético que traz a complementaridade e a flexibilidade que ainda falta para assegurar a total descarbonização do sistema de energia. A importância do tema levou à criação de um grupo de trabalho transversal, com parceiro públicos e privados, que tem trabalhado “em toda a cadeia de valor com resultados no apoio à Estratégia para o Hidrogénio, no apoio a empresas do sector e na preparação de um Atlas para o H2.” Um instrumento de trabalho que o LNEG acredita ser um importante guia, não só para o investimento, mas também para as medidas de política e regulação para o sector. Ser flexível e estar em estado de prontidão para dar resposta eficaz às soluções, necessárias para mitigar as incertezas são, na opinião da Presidente do LNEG, os maiores desafios futuros.

Orgulhosa do caminho que trilhou, Teresa Ponce de Leão considera que o facto de ser mulher nunca a impediu de perseguir os objetivos delineados. “Não tendo ligação ao facto de ser mulher, os meus maiores desafios foram e são mudar mentalidades, explicar e aplicar o princípio de que tudo se gere, em
tudo temos que ser eficazes e eficientes e ser capazes de medir os impactos dos investimentos, sejam eles na produção de ciência ou na gestão do dia-a-dia.”