Mulheres Inspiradoras

“Sentimos que somos uma família e que remamos todas no mesmo sentido”

Há 14 anos Gabriela Teodoro Portela fundava de raiz a creche “Aldeia dos Sonhos” com o objetivo principal de fornecer condições básicas de segurança e de trabalho para crianças de tenra idade. Localizada no concelho de Loures, às portas de Lisboa, atualmente conta com uma equipa de mulheres que tornam esse objetivo uma realidade.

Gabriela Teodoro Portela trabalhava numa IPSS, em Loures, quando verificou que não existiam espaços suficientes para os pais colocarem os seus filhos. Imediatamente teve a necessidade de “mergulhar de cabeça”, como referiu em entrevista à IN Corporate Magazine, num projeto que fosse ao encontro das necessidades da zona e daquilo que acreditava ser melhor para o desenvolvimento infantil.

A instituição foi construída de raiz há 14 anos e atualmente é uma comunidade educativa de carácter particular que trabalha, de forma dinâmica, entre Direção, Funcionários, Educadores, Crianças e Pais. Foram “necessários alguns anos para formar uma equipa estável e coesa”, comenta Gabriela Portela em relação à equipa feminina que complementa a creche, acrescentando que “atualmente sentimos que somos uma família e que remamos todas no mesmo sentido”.

Para Gabriela Portela a frase que melhor consegue descrever a importância que a Aldeia dos Sonhos tem para o crescimento saudável das crianças pertence a Augusto Cury: “Ser educador é ser um poeta do Amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.

No decorrer deste novo ano letivo, a creche irá desenvolver o tema “No Mundo das Sensações”. Este projeto visa explorar os cinco sentidos, através de várias atividades, onde as crianças poderão explorar diferentes materiais e assim desenvolver potencialidades de expressão e de comunicação ao estimular a curiosidade e a atenção, atribuindo significado às sensações, aos sentimentos e à imaginação.

Respeitar a criança como ser individual, integrar a criança de forma harmoniosa, desenvolver e estimular a criatividade e a curiosidade, promover a autoestima e a confiança, incentivar a participação das famílias no processo educativo são algumas das finalidades educativas presentes na Aldeia dos Sonhos. Pretendem também privilegiar a relação com os pais, pois “a Família e a Instituição são dois contextos sociais que contribuem para a educação feliz da criança”. A fundadora da instituição confessa-nos ainda o quão gratificante é ouvir os pais dos seus alunos afirmar que “sentem que a Aldeia dos Sonhos faz parte das suas famílias e que se sentem em casa”.

No final da entrevista Gabriela Teodoro Portela deixa um conselho a todos os pais do mundo: “Por favor, brinquem com os vossos filhos! Aproveitem ao máximo o tempo que estão juntos, sem tabletes, sem telemóveis, sem televisão. Mesmo que seja pouco tempo, é disso que eles se lembrarão futuramente pois são as memórias felizes que nos dão segurança pela vida fora!”