Mulheres Inspiradoras

Isabel Caldeira Cardoso apresenta-nos a APPE

APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais, um player valioso para a qualificação de áreas de localização empresarial em todo o território nacional que promove a angariação de mais investimento.

A APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais resulta do esforço coletivo de gestores de áreas
de localização empresarial de todo o país, privados e públicos, e da sua vontade em colaborar na qualificação e promoção dos territórios, contribuindo para uma maior atração e fixação de investimento produtivo.


Através da reflexão sobre temas primordiais do setor – a gestão eficiente e sustentável de parques
empresariais, a qualificação das áreas de acolhimento empresarial, a sua adequada infraestruturação, a articulação eficaz das diversas entidades licenciadoras e a promoção de políticas de desenvolvimento –
a APPE quer contribuir para um ambiente competitivo na atração de investimento sustentável, para todas
as regiões nacionais, contribuindo para a concretização da estratégia do Governo definida pelo programa
Internacionalizar 2030.


No que diz respeito às matérias do eficiente licenciamento industrial, a APPE conta estabelecer parcerias
com as entidades relevantes nestas matérias, promovendo desta forma a competitividade nacional. Outro dos parceiros de elevada importância é a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, que
tem sido fundamental na recolha de informação de qualidade para a plataforma Portugal Site Selection, a plataforma de referência da APPE para a promoção igualitária de todas as áreas de localização empresarial nacionais.


A APPE, fundada no final de 2021, iniciou a sua atividade com seis importantes entidades: a aicep Global
Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., a Baía do Tejo, S.A., a Madeira Parques Empresariais, S.A., a SAPECbay, a TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia e o TERinov – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira. Em 2022, juntou-se o TagusPark, mais uma referência internacional no setor. A APPE quer alargar o número de associados e contar com a adesão dos Municípios que têm uma larga atuação na gestão de áreas para acolhimento empresarial.

Em maio de 2022 a Associação fez a sua apresentação na Região Autónoma da Madeira, evento que
contou com a presença do Presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque e do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, o que demonstra o reconhecimento da importância da APPE para o desenvolvimento económico nacional.

O sítio na web www.appeportugal.pt constitui um fórum fundamental e, espera-se, agregador, de mais entidades nacionais com o mesmo objetivo.