Capa Destaque Mulheres Inspiradoras

“Continuar a ajudar os portuguesas a atingir a sua liberdade financeira”

Estivemos novamente à conversa com Vanessa Oliveira e Fernandes, a mulher inspiradora que lidera a Financial Liberty, uma empresa que se dedica a ajudar os portugueses com os seus créditos bancários. Numa altura em que o futuro parece ser muito instável, pode encontrar nestas páginas a ajuda que realmente precisa.

Estando num ramo de trabalho que para muitos pode ser visto como algo pesado e cansativo, o que a motiva a trabalhar todos os dias?

O principal fator é gostar do que faço, aliado à equipa que colabora com a Financial Liberty. No entanto,
a Financial Liberty nasceu com o propósito de ajudar quem nos procure, o que acaba por ser uma grande motivação.

A nível pessoal, porque escolheu esta área de trabalho para completar a sua vida? Qual foi o caminho que percorreu até à Financial Liberty?

Foi exatamente o meu percurso que me levou a optar por esta área de negócio. Passei por algumas instituições bancárias, o que me levou a ter uma perceção mais realista de algumas dificuldades que
eram sentidas por parte dos nossos clientes. Dificuldades que realmente com a junção de todos os créditos, o crédito consolidado, facilmente seria colmatado.

A ideia de crédito é normalmente algo que assusta grande parte da população. Quais são as vantagens de usar esta solução para a vida dos portugueses e como fazê-lo corretamente?

Embora façamos crédito pessoal, o nosso principal foco é o crédito consolidado. A Vantagem deste último é reduzir os encargos mensais. No que respeita ao crédito pessoal, pode ser muito útil para antecipar uma compra emergente, no entanto, há que ter em atenção se a compra que vamos realizar
faz sentido e se numa perspetiva futura mantemos a capacidade de pagamento. Embora imprevistos possam surgir, é sempre aconselhável a subscrição de um seguro associado.

Nunca vivemos uma era tão difícil para a independência financeira dos jovens portugueses. Tratando-se de uma empresa de mediação de crédito e apoio jurídico, como descreve a liberdade financeira deste público-alvo?

Temos denotado que os primeiros créditos são feitos a partir dos 30 anos, mas é uma situação que em muito se deve ao facto da entrada no mercado de trabalho ser cada vez mais tardia.

Certamente que têm um leque de clientes diversificado. Que tipo de clientes recorrem aos vossos serviços e com que principais objetivos?

Nós recebemos todos os clientes, no entanto, os clientes que mais recorrem a nós pertencem a uma classe média e até mesmo classe média alta.

Uma das soluções que prestam é o serviço de crédito consolidado. Gostaria de alertar a população para esta possibilidade?

Sim. Este é o produto de crédito em que mais nos focamos, embora saibamos que existe algum preconceito, é importante esclarecer que este produto vai permiti a redução dos encargos mensais dos Portugueses. Esta redução, nem sempre está relacionada com o aumento dos prazos, mas sim com redução das taxas, principalmente quando nos produtos a consolidar falamos de cartões de crédito. Não obstante de tentarmos reduzir a taxa, o facto de juntar os encargos permite poupar nos seguros associados a cada crédito, pois passa a ter apenas para um, bem como em despesas de manutenção de conta, nas situações em que os créditos estão dispersos pelas várias entidades bancárias e em que os clientes ó mantêm determinadas contas para pagamento dos seus créditos.

Vivemos numa época de grande dificuldade financeira. Existe uma guerra na europa que, consequentemente, tem vindo a aumentar as taxas de juro. Qual a perspetiva que tem para a empresa e para os seus clientes, tendo isto em conta?

Quanto a este tema, aquilo que sugerimos aos nossos clientes é optarem por reduzir os encargos mensais, de forma que possam ter maior usufruto dos seus vencimentos. Sugerimos a opção do crédito consolidado, tendo sempre a possibilidade de amortizar o mesmo. Com a poupança que obtêm com a redução de encargos é importante a constituição de uma poupança, para recorrem em caso de uma situação mais emergente.

Que conselhos gostaria de fornecer aos portugueses para que estes possam planear e gerir o orçamento familiar?

Como indiquei anteriormente, é importante analisar as finanças pessoais e proceder á organização da
mesma. Existem situações de clientes que nunca somaram o valor total de todas as despesas bancarias que têm conjuntamente com prestações dos créditos e dos seguros associados a estes. É realmente importante fazêlo, recorrer á Financial Liberty para uma análise e para auscultar os nossos colaboradores, não existe qualquer custo associado e permite uma organização das finanças pessoais com recurso a profissionais com vasta experiência.

Qual é a principal meta para o futuro próximo da Financial Liberty?

A Financial Liberty tem como principal meta continuar a ajudar os portuguesas a ATINGIR A SUA LIBERDADE FINANCEIRA! Sabemos que nos dias que correm a liberdade financeira é muito importante quer social quer profissionalmente. Quantas vezes já se deixou de ir a um jantar de amigos porque financeiramente não era possível? Quantas vezes temos colabores de empresas que baixam a produtividade, porque estão preocupados com o pagamento de despesas até mesmo do quotidiano. Tudo isto interfere também com o bem-estar psicológico de cada cidadão. Nós preocupamo-nos realmente com a resolução destas questões.