A projeção das cores da bandeira brasileira no edifício dos Paços do Concelho ou a exposição do Coração de D. Pedro IV são algumas das iniciativas preparadas pela Câmara do Porto para assinalar esta data.
Esta quarta-feira, dia 7 de setembro, o Brasil comemora os 200 anos da sua Independência. A Câmara Municipal do Porto não deixa passar esta data em branco ao preparar um programa especial com várias atividades.
Uma das principais iniciativas é a projeção das cores da bandeira brasileira no edifício dos Paços do Concelho. Durante todo o dia de quarta-feira, esta iluminação vai manter-se ligada para reforçar a presença da identidade brasileira na cidade invicta. Mas estão preparadas, também, outras atividades. Na mesma data, pelas 18 horas, realiza-se o debate “Desafios sociais”, no Instituto Pernambuco Porto Brasil.
Já na próxima sexta-feira, 9 de setembro, o coração de D. Pedro regressa ao Porto e vai estar novamente exposto, durante o fim-de-semana, no Salão Nobre da Irmandade da Lapa. A exposição termina no domingo, às 16h30, com a cerimónia da guarda na Igreja da Lapa e uma atuação musical. Recorde-se que, há 187 anos, D. Pedro ofereceu o seu coração à cidade invicta por esta ter lutado ao seu lado durante a guerra contra o absolutismo.
O restante programa das celebrações pode ser consultado aqui.