Atualidade Notícias

Barcelos assinalou 94 anos de elevação a cidade

O município de Barcelos celebrou, esta quarta-feira, o seu nonagésimo quarto aniversário de elevação à categoria de cidade. A Sessão Solene ocorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho complementada pela conferência “Barcelos – Uma Visão Histórica da Elevação a Cidade”.

A 31 de agosto de 1928 foi decretada a elevação de Barcelos a cidade. 94 anos depois a cidade do galo festeja o Dia da Cidade com uma cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhada por um momento musical de piano, executado pela Professora Eugénia Moura, e pelo enquadramento do tópico, como ponto principal da conferência, “Barcelos – Uma Visão Histórica da Elevação a Cidade”, articulada por Cláudio Brochado, arqueólogo.

Mário Constantino, autarca do concelho barcelense, saudou todos os protagonistas políticos que geriram a cidade, afirmando que a mesma e o seu concelho “é fruto dessa grande construção coletiva, que junta vontade, força, coragem, empenho, criatividade e trabalho, muito trabalho”.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para realizar um pequeno balanço dos seus primeiros dez meses de mandato. Em breves palavras assegurou que “apesar das dificuldades” que foram encontrando no caminho, o balanço que fazem “é bastante positivo”. Durante o seu discurso salientou alguns tópicos como o lançamento do “Programa Novos Caminhos” – que visa erradicar os caminhos em terra batida do concelho -, a requalificação da Estrada 505 que conecta a freguesia de Barcelinhos à freguesia das Carvalhas e a prestação de serviços para a limpeza de infestantes do Rio Cávado e futura adjudicação da empreitada de construção dos passadiços do mesmo.

Em relação aos setores de Educação e de Ação Social, Mário Constantino confirmou que já foi retirado o amianto de 16 coberturas de edifícios escolares e anunciou também que o ano letivo iniciará com a plataforma “Escola Digital”. Esta ferramenta permite acesso livre a conteúdos escolares, como manuais e testes, a todos os alunos do 9º ao 12º ano. O autarca relembrou, também, que o município triplicou o apoio às famílias carenciadas na compra de medicamentos e atualizou os limites dos valores de renda de casa.

A construção do novo Hospital de Barcelos é um desejo antigo do concelho e o Presidente da Câmara garantiu que “muito em breve, fecharemos a aquisição dos terrenos para a construção do Novo Hospital de Barcelos, numa demonstração e sinal claro ao Governo de que não abdicaremos desse tão importante e necessário equipamento de Saúde”.