Formação Mulheres Inspiradoras

A eficácia e a contemporaneidade da Best Advisors

Goreti Freitas licenciou-se em Sociologia pela Universidade dos Açores enquanto trabalhava no Gabinete de Apoio e Infraestruturas da instituição. Em 2005 iniciou a sua carreira na banca onde permaneceu durante 14 anos, deixando o cargo de Gestora Prestige para se dedicar à Azores Five Project. É neste contexto que surge a Best Advisors, especializada em consultoria, formação e coaching educativo e corporativo.

A Azores Five Project foi fundada em 2018 por um conjunto de sócios, incluindo a Goreti Freitas, para se dedicar a Serviços Turísticos na região dos Açores. De que forma surgiu este projeto?

O conhecimento de potenciais não residentes, com propriedades em São Miguel, que por norma visitavam a ilha apenas uma vez por ano e que podiam rentabilizar os seus imóveis no prazo remanescente, fez com que surgisse a GuestHouse – Azorean Property Management. Apenas precisavam de licenciar as propriedades como alojamento local e de uma empresa que tratasse deste processo e de toda a gestão do negócio. Rentabilidade para todos, stress “zero” para o proprietário foi o conceito base da génese da nova marca da empresa. Presentemente a Azores Five Project gere 30 unidades de alojamentos, estando a licenciar mais algumas, inclusive na ilha vizinha de Santa Maria.

Tive a oportunidade de acolher estagiários de diferentes escolas profissionais, na área do turismo e de imediato percebi que estavam bem preparados no que respeita a competências técnicas. A nível de competências pessoais, emocionais e comportamentais havia um défice e que precisava de ajuda. Foi assim que iniciei formação em coaching. Atravessei o Atlântico para integrar a primeira formação ministrada pela Febracis no continente europeu.

Ora, depois de principiarmos, de compreendermos e conhecermos as ferramentas e de percebermos o potencial do coaching, torna-se um vício, daí ter completado o Golden Belt, passando pelo Business, Executive, Inteligência Emocional, entre outros e até mesmo a formação em Master Coach. Diria que o coaching ajudou-me a transformar a dificuldade em oportunidade, pelo que nesta altura surge a nova marca, Best Advisors – Azorean Coaching, Consulting & Training.

Em suma, a Azores Five Project, uma empresa com três marcas: o Vintage Place, a GuestHouse e a Best Advisors.

Uma das vertentes da nova marca que acaba de referir é a Best Advisors Academy, que possui as ferramentas para guiar os jovens a tornar o seu futuro diferente, tornando-os mais realizados e felizes. Como funciona este tipo de formação? No que consiste a mesma? Que ensinamentos transmitem aos interessados?

A Best Advisors Academy está desenhada, sabe onde quer chegar, está em processo de acreditação porque pretende ser uma Academia certificada pela DRQPE, contudo o procedimento ainda não se encontra concluído.

Todavia, presentemente está a desenvolver e entregar conteúdos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a cerca de 200 alunos do 12º ano de escolaridade. No primeiro semestre, todos os conteúdos pretendiam desenvolver a descoberta do “Quem sou eu?”, as soft skills, perfis comportamentais, hábitos poderosos e a relação intrapessoal. Neste segundo semestre, o foco está nas relações interpessoais, na forma de comunicar, na preparação para ingresso no mercado de trabalho e/ou acesso ao ensino superior, hábitos de vida saudável e empreendedorismo.

De forma genérica e metafórica, a Best Advisors Academy tem como missão e visão capacitar todos os indivíduos a serem a sua melhor versão, a potenciá-los para terem uma vida de abundância, em suprimir crenças limitantes e acordar todas as capacidades que muitas vezes existem dentro de cada um, mas permanecem adormecidas.

Com a premissa de que se não sabemos para onde queremos ir, qualquer caminho serve, e certa de que cada indivíduo pode escrever a sua história, a Best Advisors pretende ajudar os jovens a descobrir o caminho que os levará a uma vida de plenitude, de liberdade e felicidade.

A atividade da Best Advisors assenta em valores como a qualidade dos serviços, a confiança, a eficácia e a contemporaneidade em empresas através da consultoria nas mesmas. No que consiste o coaching “corporativo”?

Com a certeza de que desenvolver a inteligência emocional, e positiva, é um fator chave para a continuidade e crescimento dos negócios, torna-se fundamental trabalhar as emoções e alinhar os valores pessoais com os profissionais. Para o efeito, criámos o nosso produto “Eleve a sua empresa do bom ao fantástico” Pack Alta Performance, o qual inicia com um meeting com o empresário e/ ou líder, que apresenta as suas preocupações. Com base nas mesmas, criamos o programa à medida da empresa. A proposta apresentada contempla a análise de perfil comportamental, sessões de coaching e de team-coaching, módulos formativos criados especificamente para a empresa, com diferentes temáticas. É intitulado de “Trilho do Sucesso” e plano de ação para implementação dos novos hábitos e conhecimentos. O resultado é a perceção de que mesmo o que está bem pode ser melhorado.

Além de aconselhar no desenvolvimento e reajustamento de pessoas nas organizações, com que outros tipos de serviços podem contar os vossos clientes da Best Advisors?

A Best Advisors na sua vertente consultoria, presta serviços na área do marketing digital, na candidatura a apoios comunitários, na implementação de ideias de negócios, na criação de empresas, na recuperação e cobrança de dívidas, no processo de recrutamento de pessoal (desde a elaboração do anúncio, à seleção do candidato e eventual processo de integração em programa de contratação), cliente mistério e entrega de declarações fiscais. Conta também com a Best Advisors Properties, a vertente imobiliária, cuja atividade é a angariação e mediação imobiliária.

Que planos tem em mente para o futuro da empresa?

Acredito que a empresa conseguirá, com entusiasmo e dinamismo, afirmar-se na região como referência no coaching educativo e corporativo, assim como nos demais serviços que presta. E, quiçá, atravessar fronteiras. Tudo está desenhado na visão extraordinária do futuro, no tempo certo, com as pessoas certas e na medida certa, chegará onde pretende.

Existe algum conselho que gostaria de deixar aos empresários, e empresárias, portugueses(as)?

Ser empresário nos dias de hoje, quando a incerteza prevalece, é um desafio constante. É preciso mesmo ter fé! Aprendamos com os momentos menos bons, celebremos todas as conquistas, mas nunca percamos a coragem de seguir em frente! A vitória será apenas a consequência.