Mulheres Inspiradoras

Um sorriso bonito e saudável faz toda a diferença

A saúde oral é, muitas vezes, negligenciada pelos utentes face a outras especialidades médicas. Raquel Marcelo, médica dentista e CEO de duas clínicas de medicina dentária, afirma que é na prevenção que está o segredo para a diminuição do índice de cáries a nível nacional.

Raquel Marcelo licenciou-se em Medicina Dentária na Universidade de Lisboa, trabalhou para colegas durante algum tempo e, mais tarde, abriu um Gabinete de Medicina Dentária no consultório do Dr. Carlos Rodrigues, onde permaneceu durante 12 anos. Atualmente é CEO de duas clínicas, a Lavramed e a Clínica Médica e Dentária da Cidade Sol. “É um percurso profissional que me tem dado muito prazer, existem muitos desafios, mas ainda quero fazer mais e diferente na minha área!”.

A Lavramed surgiu em 2010 e três anos depois surgiu a Clínica Médica e Dentária da Cidade Sol. O que distingue as duas clínicas são apenas alguns serviços e a localização, já que os valores e o conceito são os mesmos. Ambas são compostas por uma equipa qualificada e especializada que “veste totalmente a camisola em prol dos pacientes, na melhoria da saúde oral da população e da empresa”, refere Raquel Marcelo.

Hipoalcemia
A hipocalcemia, falta de cálcio, é um distúrbio
onde os níveis de cálcio no sangue são baixos e,
quando demasiadamente baixos, pode levar à
osteoporose. Este problema médico pode tornar os
ossos frágeis pela ausência de cálcio, de vitamina D,
devido a alterações hormonais ou à osteopenia.

Os sintomas da falta de cálcio podem ser dormência
na boca, dormência nas mãos ou nos pés, dificuldade
para engolir, unhas fracas ou quebradiças, cárie,
depressão, sintomas de osteoporose como dor nas
costas e postura curvada. A osteoporose pode afetar
o maxilar (osso alveolar) e provocar alguns sintomas
como os referidos anteriormente e, ainda, a possível
perda dos dentes e próteses dentárias mal ajustadas.

Para a médica dentista, a prevenção é a chave e o segredo para manter uma boa saúde oral. É importante usar uma pasta de dentes correta, escolhida com base na quantidade de flúor, idealmente com 1450 ppm de flúor. A escova de dentes a utilizar deve ser macia, ou média, de forma a não ser abrasiva para os dentes. O uso de fio dentário é obrigatório, pois é a única forma de remover os restos alimentares entre os dentes, segundo Raquel Marcelo que recomenda, também, o uso de elixir oral. Para um melhor aconselhamento, “é muito importante consultar um médico dentista de forma a sugerir a forma adequada para cada paciente cuidar da sua higiene oral”.

Com crises de várias ordens, a saúde oral foi deixada para segundo plano pela população portuguesa, criando um novo desafio para os profissionais e técnicos desta área. “É importante intervir junto das populações fazendo ações de sensibilização e ensinando hábitos corretos de higiene oral”, refere, realçando a importância de diminuir o consumo de açúcares, principais causadores da formação de cáries.

Sabia que?
Tal como as maçãs, as cenouras e os pepinos são crocantes e ricos em fibras. Ainda
que comer cenoura crua não substitua uma escovagem dentária, no final da refeição
aumenta a produção de saliva na boca, reduzindo assim o risco de cáries. Por isso, se não
conseguir escovar os dentes, por exemplo, na sua hora de almoço no trabalho, levar uma
cenoura ou um pepino cru na sua marmita, poderá ser uma boa opção.

“É urgente interferir, principalmente perto das crianças, ensinando-lhes hábitos corretos de higiene oral e sensibilizando para todas as vantagens que a mesma pode ter”. A nível da população mais idosa, Raquel Marcelo refere que, por serem uma geração que teve ausência de uma medicina dentária evoluída, precisam de estar alertas para realizar reabilitação das peças dentárias.

Aliar a ida a consultas de medicina dentária, pelo menos duas vezes por ano, a hábitos corretos de higiene oral e a uma correta dieta alimentar, é a equação para um sorriso saudável. Nessas consultas deve-se realizar um check-up e destartarização, de forma a remover o tártaro que, junto com as bactérias, provocam as cáries.

“Um sorriso pode mudar a vida de quem o dá e de quem o recebe”, destaca a dentista e empresária. Um sorriso bonito e saudável faz toda a diferença na confiança e autoestima das pessoas, “poder falar e sorrir sem constrangimentos dá asas para que, com a atitude certa, consistência e perseverança, se alcancem objetivos”.

Serviços disponíveis:
Lavramed:
medicina dentária generalista,
ortodontia, implantologia, prótese dentária,
harmonização facial acupuntura, psicologia,
osteopatia, terapia da fala.

Clínica Médica e Dentária da Cidade Sol:
Análises clínicas (parceria com o laboratório
Germano de Sousa), medicina dentária generalista,
ortodontia, implantologia, prótese dentária,
harmonização facial, osteopatia.