Uma das feiras de literatura mais tradicionais de Portugal já começou e, para além de recuperar várias iniciativas dos últimos anos, traz diversas novidades: música, cinema, momentos de showcooking, atividades para os mais pequenos, lançamentos de livros e não poderá perder a Hora H.
Antes da Feira do Livro de Lisboa ter começado, foi possível descobrir algumas novidades que iriam acontecer nesta edição. Hoje, trazemos informações privilegiadas de mais iniciativas e da programação, incluindo as respetivas datas e horários.
“Uma edição melhorada, mais inclusiva e pensada para responder às necessidades e expectativas dos diferentes públicos”: é assim que APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) se refere à Feira do Livro de Lisboa 2023. Estão programados mais de 2350 momentos para esta 93º edição.
“A principal missão da APEL, dos editores e dos livreiros sempre foi promover os índices de leitura e de literacia no nosso país.” – Pedro Sobral (Presidente da APEL)
De entre as várias iniciativas programadas para esta edição, destaca-se a “Ler dá outra pedalada”, que torna o “GIRA” (sistema de público de bicicletas partilhadas) no transporte oficial do evento, incentivando o público a deslocar-se ao recinto – Parque Eduardo VII- de bicicleta elétrica. Destaca-se que existem várias estações GIRA disponíveis nas proximidades (Marquês de Pombal, Rua Castilho e Palácio da Justiça). A organização volta também a reforçar que o evento é para todos e para toda a família, incluindo os animais de estimação e, para isso, torna a trazer o RefresCão – “dois espaços com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar”, explicam.
Uma atividade que também regressa a esta edição é o “Doe os seu livros”, que tem dedicado um só pavilhão, para que os seus visitantes possam doar os livros, de que já não necessitam, a crianças das instituições ENTRAJUDA. Esta ação é desenvolvida em parceria com o Banco Bens Doado e, desde 2015, já angariaram 215 mil livros.
A Hora H, uma das iniciativas mais esperadas pelos amantes de livros, também está de volta: esta consiste, em uma hora específica, haver um desconto mínimo de 50% “numa seleção de livros publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro” e nos expositores aderentes (os mesmos podem ser consultados no próprio site do evento). Esta ação acontece entre 29 de maio e 7 de junho, às 21 horas, à exceção de dia 7 que acontecerá às 22 horas.
Para quem demonstra interesse por novos livros, haverá mais de 1700 apresentações e lançamentos. Os autores presentes são tanto nacionais, como internacionais, havendo espaço para jovens escritores. Os visitantes ainda poderão participar nas sessões de autógrafo dos seus livros preferidos.
Para além da literatura, a música e o cinema também fazem parte desta edição e trazem novos momentos. Nas “Sextas há Música”, marcará presença o artista Rui de Carvalho, com o projeto “Filho da Mãe” (26 de maios às 22 horas), a cantora Rossana e sua banda, que trarão as músicas do seu novo álbum (2 de junho às 22 horas) e CAIO, que apresenta “Travessia” num concerto mais intimista (9 de junho às 22 horas). Na programação cinematográfica estão planeadas duas sessões de cinema: a primeira no dia 3 de junho, às 16 horas, com o documentário “Como se faz um livro”, da Imprensa Municipal da Câmara Municipal de Lisboa e a segunda no dia 11 de junho, às 19 horas, com o filme de animação japonesa “Tannisho – Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais”. Serão também apresentados os livros associados a este filme: “Porque Vivemos” de Kentetsu Takamorie e “Causa e Consequência” de Mauro Nakamura.
Aos sábados e domingos, “as receitas irão saltar dos livros” para momentos de Showcooking. Estes irão contar com a presença de chefes portugueses e nutricionistas, também autores de livros de culinárias, pretendo promovê-los ao atrair os visitantes pelos cheiros e sabores. Haverá cozinha típica regional, alimentação saudável, comida para bebés, entre outros pratos de uma grande diversidade gastronómica.
Os mais novos também não ficam de fora da Feira do livro e podem contar com diversas atividades – no total dos 18 dias do evento serão 120. Está de regresso a Hora do Conto e a tenda Blx, que irá organizar oficinas, peças de teatro, jogos, pinturas faciais, apresentações de livros infantis e mascotes surpresas. Estas atividades acontecem todas as tardes e, aos fins de semana, a partir das 11 horas. As crianças com problemas de visão também poderão participar nas atividades adaptadas e nos “momentos dedicados a edições em braile”.
No fim da visita, ainda poderá levar para casa recordações, tais como sacos ecológicos, chapéus e blocos.
Ressalta-se que a programação completa pode ser encontrada no site da Feira do Livro de Lisboa, encontrando-se em constante atualização.