Atualidade Notícias

Obra de José Pedro Castanheira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

“Volta aos Açores em Quinze Dias”, de José Pedro Castanheira, foi a obra vencedora da 6.ª edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. O seu “Diário de bordo” arrecadou um prémio monetário com o valor de 12.500 euros.

O jornalista José Pedro Castanheira foi anunciado como o vencedor do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. A sua obra “Volta aos Açores em Quinze Dias”, publicada pela editora Tinta-da-China, recebeu reconhecimento unânime do júri, composto por conceituados especialistas no campo literário.

Coordenado por José Manuel Mendes e integrado por Cândido Oliveira Martins, Guilherme d’Oliveira Martins e Paula Mendes Coelho, o júri destacou a obra de Castanheira como um notável “Diário de bordo” que transcende o mero relato jornalístico, transformando-se numa partilha enriquecedora com o leitor.

A aventura náutica descrita em “Volta aos Açores em Quinze Dias” é repleta de peripécias, contratempos e ameaças, que variam entre o irónico e o aterrador. O jornalista transforma-se no narrador assumido, um “cronista” em plena atividade, contradizendo ironicamente a sua autoqualificação de “nada reformado”.

A Associação Portuguesa de Escritores, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, promoveu a 6.ª edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, que premiou obras publicadas durante o ano de 2022. Esta distinção tem como objetivo destacar a excelência literária no campo das viagens e enaltecer autores que apresentam perspetivas únicas e cativantes.

O autor premiado receberá um valor monetário de € 12.500,00, como reconhecimento pela sua contribuição ao género literário de viagens. A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente, proporcionando um momento especial para celebrar o talento e a obra de José Pedro Castanheira.

A premiação do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga reafirma a importância e o valor dos escritores que têm a coragem de explorar novos territórios literários e compartilhar as suas jornadas com o mundo. Através das suas palavras, os autores convidam os leitores a descobrir novos horizontes e a enxergar o mundo sob diferentes perspetivas.