Arquitetura, Design e Decoração

Museu de Serralves distinguido como uma das 200 obras mais significativas da arquitetura contemporânea mundial

Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Fundação de Serralves, Porto (Portugal). Fotos © Fernando Guerra | FG+SG

O Museu de Serralves, um projeto arquitetónico da autoria de Álvaro Siza Vieira, foi recentemente reconhecido como uma das obras mais significativas da arquitetura contemporânea mundial pelo conceituado C.guide. Este guia interativo, desenvolvido pela Fundación Arquitectura Contemporánea, destaca as criações arquitetónicas mais “relevantes e estimulantes” da atualidade.

Depois de passar por um processo de seleção extenso e minucioso, o Museu de Serralves, concebido por Álvaro Siza Vieira, entrou para a lista das 200 obras arquitetónicas contemporâneas de maior destaque global. A lista abrange projetos realizados a partir de 1975, que representam, segundo o comité de seleção, as formas mais relevantes e estimulantes da prática arquitetónica contemporânea.

Esta seleção foi realizada pelo C.guide, um guia interativo de arquitetura contemporânea com abrangência internacional, promovido pela prestigiosa Fundação de Arquitetura Contemporânea de Espanha e patrocinado pelo Grupo Cosentino.

As 200 obras escolhidas foram incluídas no guia com a classificação máxima atribuída (CCC), reservada às estruturas arquitetónicas excecionais, capazes de “justificar uma viagem” específica para apreciá-las. O objetivo da lista é refletir a diversidade de estratégias e abordagens utilizadas para enfrentar os desafios da paisagem contemporânea.

De acordo com a Fundação Arquitetura Contemporânea, essa seleção visa levantar questões e identificar os elementos mais estimulantes na prática arquitetónica atual. Nas palavras do comité científico, a procura foi por projetos que não ditam como as pessoas devem viver, mas que perguntam como elas desejam viver. Foram valorizadas obras comprometidas com a vida em comunidade, que combinam tecnologia de ponta com a sabedoria tradicional da construção e que promovem a reciclagem, compreendendo a arquitetura como um processo dinâmico que busca a igualdade.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Fundação de Serralves, Porto (Portugal). Fotos © Fernando Guerra | FG+SG

O Museu de Serralves foi inaugurado em 1999. Desde então, tem-se destacado como um exemplo notável de integração harmoniosa com o ambiente urbano e com os espaços existentes dos jardins, do Parque e da Casa de Serralves. Como reforço do marco arquitetónico concebido por Álvaro Siza, e num gesto que evidencia o compromisso em preservar e qualificar o seu conjunto patrimonial, a Fundação de Serralves está prestes a apresentar uma ampliação deste edifício singular.

Denominado Edifício Poente, o projeto estará localizado a oeste do atual Museu de Serralves, com uma volumetria cuidadosamente integrada à vegetação circundante. A principal função do Edifício Poente será servir como extensão das áreas expositivas, enriquecendo as atividades artístico-culturais do Museu de Serralves, com destaque para a Coleção de Serralves e para a Arquitetura.