Arquitetura, Design e Decoração

As principais tendências de arquitetura e decoração

A arquitetura e a decoração são duas áreas em crescimento exponencial. As tendências 2023 dizem-nos que uma casa necessita de um ambiente aconchegante e confortável, prezando a simplicidade e sustentabilidade. A nível arquitetónico a influência grega e clássica está a regressar e vem para ficar.

O conforto e o bem-estar são duas premissas tão óbvias quanto legítimas do estilo de vida ambicionado pelos portugueses. Algo que começa na própria casa, idealmente sinónimo de um ambiente confortável, tranquilo e aconchegante. A utilização de cores neutras e mais naturais é o primeiro passo, havendo uma preferência por tons terrosos ou por um jogo entre cores frias e quentes, ou seja, entre os beges, os brancos, os azuis e os verdes: a combinação do verde e da madeira é uma das principais tendências deste ano. Os elementos decorativos tornam-se também importantes para manter este ambiente, tais como almofadas grandes, tapetes e mantas.

A sustentabilidade, sendo um tema tão atual, não poderia deixar de entrar nas escolhas de decoração e arquitetura. O minimalismo, não tão acentuado como em 2022, e a natureza são as principais preferências, optando-se por materiais sustentáveis, tais como a cortiça, a madeira, o alumínio ou o mármore. Já na decoração interior opta-se por plantas e flores; móveis produzidos com “materiais orgânicos”; tecidos mais naturais, tais como o algodão, o couro e a lã e diferentes tipos de pedras, como o cimento, a argila e o barro. São também utilizados materiais mais tradicionais, como o azulejo, a corda e a palha e materiais reciclados.

As curvas são uma tendência já presente nos últimos dois anos e têm vindo a acentuar-se cada vez mais. Para além da questão do conforto, as mobílias de forma arredondada tornam-se esteticamente apelativas, trespassando uma visão mais moderna e contemporânea. É principalmente nos sofás, mesas, cadeiras, tapetes e lâmpadas que este design se destaca.

A nível arquitetónico, os modelos clássicos e renascentistas re-gressaram, havendo uma maior preferência por colunas, arcos e alcovas. Estamos perante uma influência grega, que remete para uma visão impressionista e um regresso ao passado. Esta tendência acaba por se enquadrar nas escolhas de decoração mais simples e naturais.

O conceito de espaço aberto, ou seja, uma só sala que inclui a sala de estar, jantar e cozinha é uma tendência que se manteve dos últimos anos. Promove-se, desta forma, um ambiente integrado. De forma a amplificar ainda mais o espaço, existe uma preferência por colocar o mesmo revestimento no piso do chão e na bancada. Viajando até à sala, pretende-se construir um ambiente acolhedor e, para isso, rebaixá-la é cada vez mais uma opção.