O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, assinou, em nome do município, o “Apelo das Cidades”, lançado pela International Campaign to Abolish Nuclear Weapons, em apoio ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. Esta ação aconteceu em cumprimento de deliberação tomada por unanimidade em Reunião Pública de Câmara.
O município de Évora assinou a solicitação que visa abolir as armas nucleares, reforçando assim o seu empenho na luta pela extinção destes dispositivos explosivos e no seguimento dos objetivos da rede Mayors for Peace, da qual a Cidade é líder em Portugal.
A autarquia, sendo a primeira a subscrever este apelo, incentiva os outros municípios portugueses a fazerem-no, contribuindo assim para tornar mais forte o esforço coletivo de defesa do direito à Paz para as populações, livres da ameaça de destruição global.
Em 7 de julho de 2017, 122 nações na ONU votaram a favor da adoção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN). Os governos de todos os países foram convidados a assinar e a ratificar este acordo global, que proíbe a utilização, a produção e o armazenamento de armas nucleares e estabelece as bases para a sua total eliminação.
A International Campaign to Abolish Nuclear Weapons (ICAN), uma ONG criada em 2007 e que agrega várias organizações mundiais para combate a estes dispositivos explosivos, foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares, tendo sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz, em 2017. “A Câmara Municipal de Évora, como cidade líder da rede Mayors for Peace em Portugal e, sendo esta organização membro do ICAN, não poderia deixar de subscrever o Apelo, que será enviado ao Governo português e à ICAN”, afirma a autarquia, em nota de imprensa.