Atualidade Notícias

Tomates Coração de Boi do Douro voltam à prova este mês

Fotografia: Paulo Pereira

O Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro está de volta para a sua 7ª edição, a 25 de agosto, na Quinta do Seixo, em Tabuaço. Para além deste momento, o Festim integra as vertentes “Mês do Tomate” e “Festa do Tomate À Capella”.

O Festim do Tomate Coração de Boi do Douro faz regressar à mesa de prova os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro, no Concurso, que se realiza, no dia 25 de agosto, a partir das 15h00, na Quinta do Seixo, no município de Tabuaço.

A iniciativa, que veio para evidenciar as qualidades deste ingrediente, volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros elementos da área da gastronomia.

Após conhecido o vencedor do concurso, por volta das 18h30, segue-se um jantar volante “que é já um grande ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos das quintas concorrentes”, explicita a organização, em nota de imprensa. A inscrição no jantar tem um custo de 50 euros. As inscrições são limitadas e requerem reserva e pagamento prévios via e-mail greengrape@greengrape.pt.

Apesar de a iniciativa se centrar no Tomate Coração de Boi do Douro, “é também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território, o turismo, as gentes do Douro que aqui trabalham todos os dias e aqueles que, com visão, nele investem”.

A par do concurso, o Festim integra mais duas vertentes relacionadas. Durante todo o mês de agosto, os restaurantes de referência da região aderem ao “Mês do Tomate” e incluem nas ementas pratos inspirados no ‘rei da festa’.

Por fim, no dia 26 de agosto, a partir das 17h30, acontece, na Capela Barroca de Arroios, em Vila Real, a Festa do Tomate À Capella, onde será possível comprar Tomate Coração de Boi local, petiscar e degustar vinhos do Douro. Para além disto, regressa também a prova, desta feita aberta a todos e sem júri nem pontuações. Explorar a combinação do fruto com diferentes perfis de azeite é o objetivo desta prova, que será coordenada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão. A participação é gratuita, mas a organização aconselha que seja feita reserva através do endereço greengrape@greengrape.pt.