Estão abertas as candidaturas ao Cheque Formação + Digital, criado pelo Governo para apoiar e reforçar o desenvolvimento das competências digitais dos trabalhadores. Trata-se de uma medida inserida no programa Emprego + Digital 2025, financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência, que se destina a apoiar e fomentar o desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital.
Com o arranque do mês de setembro, abriram as candidaturas ao Cheque Formação + Digital. Financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), esta medida destina-se a todos os trabalhadores que concluam ações de formação na área digital.
Os profissionais em questão podem receber até 750 euros por ano, sendo o pagamento efetuado uma única vez, pela totalidade do apoio aprovado, após o término da ação de formação profissional. Porém, tal só acontece “mediante certificado de qualificações e/ou certificado de formação profissional emitido pela respetiva entidade formadora, através da plataforma SIGO, que ministrou a ação de formação profissional, conforme estipulado no Regulamento específico da medida”, informa o IEFP.
Os candidatos podem escolher a ação e a entidade formadora e para a atribuição do apoio são consideradas as despesas associadas à inscrição, frequência e certificação da formação, que devem ser comprovadas com fatura e recibo ou fatura/recibo em nome do candidato.
“O reforço das qualificações dos trabalhadores no domínio digital visa promover a manutenção do emprego, a progressão no mercado de trabalho, o reforço da qualificação e da empregabilidade, bem como a transformação digital das organizações”, sublinha o governo, em comunicado.