A partir de outubro, o município de Lagos, no Algarve, vai passar a ter disponível o Espaço Cidadão Sénior. Este novo serviço de atendimento visa prestar assistência digital aos cidadãos que não possam ou não saibam utilizar os serviços públicos disponíveis digitalmente.
Com o intuito de alargar o leque de serviços de atendimento disponibilizados à comunidade, a Câmara Municipal de Lagos decidiu criar o Espaço Cidadão Sénior. Esta nova funcionalidade, desenvolvida em colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), estará disponível a partir do início de outubro e constituirá uma das ações que assinala o Dia Mundial do Idoso, celebrado a 28 de outubro. O principal propósito desta iniciativa é fornecer apoio digital aos cidadãos que não tenham a capacidade ou o conhecimento para utilizar os serviços públicos disponíveis online.
Numa fase inicial, o Espaço Cidadão Sénior estará disponível às quartas-feiras, das 9h às 12h, mediante marcação prévia por telefone. Existe a possibilidade de alargar este horário, dependendo do grau de adesão da população e do número de pedidos que surgirem.
Ao contrário do procedimento atual, com a implementação do Espaço Cidadão Sénior, em vez de os cidadãos mais idosos se deslocarem ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI para serem atendidos, serão os funcionários da autarquia a deslocar-se até ao local onde os utentes se encontrarem. É o caso de centros de dia, lares, estruturas residenciais, ou às próprias habitações, com o objetivo de prestar apoio na resolução das diversas questões burocráticas.
“Ao todo, serão mais de 40 os serviços disponibilizados, relacionados com as áreas de atuação da Autoridade Tributária, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social, da ADSE, da Caixa Geral de Aposentações, da Justiça, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Agência para a Energia e da própria AMA (ex.: renovação do Cartão do Cidadão ou a criação da Chave Móvel Digital)”, especifica o município, em nota de imprensa.