Atualidade Turismo

Pessoas, Planeta e Prosperidade: Os três pontos fulcrais para um Turismo mais sustentável

No dia 27 de setembro de 2023 o mundo junta-se para celebrar um dos setores mais importantes para a economia mundial, o Turismo. Este ano, a Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu o tema “Turismo e Investimentos Verdes” como uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros. Este tema destaca a necessidade de redirecionar os investimentos no turismo para garantir um futuro mais sustentável para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

A pandemia da COVID-19 causou uma perturbação sem precedentes no setor do turismo, mas também ofereceu uma oportunidade única para redefinir e ajustar a direção dos investimentos nesse setor. A Organização Mundial do Turismo (OMT) das Nações Unidas sublinha a importância de encontrar soluções inovadoras que não apenas promovam o crescimento económico e a produtividade, mas também contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030.

A Organização Mundial de Turismo destaca a necessidade de investir em três pontos fulcrais: nas pessoas, no planeta e na prosperidade.

Para garantir um futuro sustentável no turismo, é fundamental investir em educação e habilidades, sendo necessário fornecer oportunidades de formação em turismo de qualidade para todos, em qualquer parte do mundo, de modo a assegurar igualdade de acesso.

A preocupação com o meio ambiente é outra prioridade. A redução das emissões oferece uma oportunidade de investimento significativa, estimada em 24,7 biliões de dólares até 2030, especialmente nos setores de edifícios verdes das cidades dos mercados emergentes, onde hotéis, resorts e restaurantes representam 1,5 biliões de dólares. Além disso, o turismo pode (e deve) investir em soluções e tecnologias para descarbonizar o setor e garantir infraestruturas resilientes ao clima.

A inovação, a tecnologia e o empreendedorismo também desempenham um papel crucial no futuro do setor. A digitalização e os programas de inovação são prioritários, especialmente para apoiar jovens e mulheres, que são fundamentais para aprimorar a força de trabalho do setor de turismo. Além disso, é essencial aumentar os investimentos em programas que incentivem o empreendedorismo e criem oportunidades para inovações.

A OMT exorta a comunidade internacional, governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado a unirem-se em torno de uma nova estratégia de investimento no turismo.