O município de Setúbal está, de 9 a 20 de janeiro, a celebrar Luísa Todi com um vasto leque de iniciativas, em diversos locais do concelho. Ao longo dos primeiros seis dias, aconteceram já perto de duas dezenas de eventos dedicados à cantora lírica setubalense.
O primeiro “Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal” está a decorrer e, tal como o nome indica, pretende homenagear a cantora lírica Luísa Todi. A iniciativa arrancou a 9 de janeiro, com a soprano Sara Belo e o Grupo de Metais a apresentar o concerto “Luísa Singin’ in The Rain”, dinamizado na Glorieta de Luísa Todi, monumento no qual foi realizada “uma homenagem à melhor cantora lírica portuguesa de todos os tempos, nascida nesse dia há 271 anos”, afirma a Câmara Municipal de Setúbal, em nota de imprensa.
Para além dos quase 20 eventos que já decorreram, a homenagem reserva ainda mais três iniciativas para o público, a primeira já no dia 18 de janeiro, pelas 19h00, no auditório da Escola Lima de Freitas, com Sara Brites a conduzir o “Workshop de Saúde Vocal”, que pretende centrar-se nos aspetos fulcrais para manter uma voz saudável.
No último dia dedicado a esta homenagem, vai decorrer, às 11h00, no Roof 61, no Fórum Municipal Luísa Todi, a oficina “Ópera para Bebés”, orientada por Sandra de Oliveira e que vai contar com a participação da soprano Helena de Castro. Os bilhetes para assistir custam cinco euros, enquanto para um bebé e um familiar custam 10 euros.
A cerimónia de encerramento do “Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal” está marcada para o dia 20 de janeiro, às 21h00, no Auditório Bocage, com o Coro Setúbal Voz a interpretar “Coros de Óperas”, sob a direção da maestrina Ana Cláudia Sousa, narração lírica de Inês Constantino e texto de Paulo Reis Simões.