Atualidade Notícias

33ª Feira do Fumeiro de Montalegre contará com mais produtos e mais produtores

A 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre, que decorre de 18 a 21 de janeiro, regressa “com mais produtores e mais fumeiro”, garante a autarquia, em nota de imprensa. Ao todo, nesta edição de 2024, são esperados 65 expositores e cerca de 50 toneladas de fumeiro.

As instalações do Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, na vila de Salto, onde se localiza o solar da raça barrosã, deram palco à apresentação da 33ª Feira do Fumeiro de Montalegre. De 18 a 21 de janeiro, é esperado um total de 65 expositores, incluindo cinco novos produtores, com idades abaixo dos 30 anos, e, sensivelmente, 50 toneladas de presunto, alheiras, salpicões e chouriças.

Para além do aumento do número de produtores a marcarem presença no evento, também está contabilizado um acréscimo da quantidade e da diversidade de produtos a vender. De um modo geral, poderá ser encontrado no recinto da feira o tradicional fumeiro, produtos apícolas e de padaria, doces e compotas, ervas aromáticas e medicinais, artesanato, bem como vinhos e licores da região.

“A nossa Feira do Fumeiro é uma das melhores do país. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro e a potencialidade do nosso território”, refere Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.