Turismo

Alferce ganha mais vida com o Passadiço do Barranco do Demo

O Passadiço do Barranco do Demo foi oficialmente inaugurado em outubro de 2023 e, desde então, em menos de um ano, já atraiu dezenas de milhares de visitantes à freguesia de Alferce, no concelho de Monchique. Em entrevista à IN Corporate Magazine, o Presidente da Junta, José Manuel Gonçalves, dá conta de que, entre outras iniciativas, deram já “os primeiros passos” para a expansão desta infraestrutura.

Pensado como um elemento fulcral para a promoção do concelho de Monchique e, em particular, para a freguesia de Alferce, desde a inauguração, o Passadiço do Barranco do Demo já totalizou mais de 115 mil passagens, em menos de um ano. O movimento de pessoas verificado na região algarvia, proporcionado por esta mais recente atração, tem levado ao desenvolvimento da economia local. “Na freguesia de Alferce já abriram dois restaurantes”. Neste caso, “há relatos de que a afluência é muito superior aos lugares disponíveis, algo que antes da abertura pública do Passadiço só acontecia apenas em eventos pontuais”, conta-nos José Manuel Gonçalves.

Apesar de Alferce ser uma localidade do interior algarvio, afetada pelo envelhecimento da população e pela desertificação, nos últimos dois anos conseguiu inverter a situação e registar um crescimento efetivo da população. “Para além disso, o Passadiço veio dar um novo fulgor à aldeia. Ao contrário do que acontecia até há pouco tempo, agora existe muito mais movimento na freguesia, os habitantes sentem orgulho ao verem a sua aldeia na comunicação social e é com prazer que recebem os visitantes”. Com a edificação da infraestrutura, a população passou a ter a oportunidade de aceder ao Barranco do Demo, um vale profundo que até então era inacessível para a maioria das pessoas. “Hoje em dia, temos vários idosos, incluindo uma senhora de 90 anos, a percorrer o Passadiço nas suas caminhadas diárias”.

O outro lado do Algarve que deve ser conhecido

Convencido de que o turismo algarvio é bastante associado à sazonalidade e às praias, o autarca acredita que a região tem “muito mais” para oferecer. Um dos exemplos que enuncia é a Serra de Monchique, que tem vindo a ganhar popularidade no âmbito do turismo de natureza. “Através do Passadiço do Barranco do Demo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma paisagem quase intacta, com fauna e flora totalmente diferenciadas”. O presidente da junta de Alferce afirma ainda que as atividades ligadas à natureza são recomendadas fora dos meses de verão, sendo a primavera e o outono “as melhores estações do ano para caminhadas devido ao clima ameno e aos poucos dias de chuva”.

O Passadiço do Barranco do Demo, apesar de, por si só, ter unicamente um quilómetro, está integrado num percurso pedestre circular com cerca de 6,5 quilómetros. Ao longo de toda esta extensão, os visitantes podem fazer um desvio para conhecer o Cerro do Castelo de Alferce, um sítio arqueológico classificado desde 2013. As ruínas da fortaleza remontam à ocupação islâmica, sendo que já foram encontrados vestígios de presença humana desde a Idade do Bronze. Recentemente, o município de Monchique até procedeu à construção de um miradouro no Cerro do Castelo, localizado a 487 metros de altitude. A partir daqui os visitantes podem desfrutar de “uma vista inigualável” sobre o interior algarvio, a Barragem de Odelouca e as cidades costeiras de Portimão e Albufeira.

Ao regressar, os turistas podem utilizar o Parque de Merendas da Azenha para descansar e recuperar energias. Já na aldeia é possível visitar a Igreja Matriz de São Romão, datada de 1578, o Pólo Museológico de Arte Sacra e apreciar a arquitetura tradicional da serra algarvia. Brevemente, será inaugurado o Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce, um espaço museológico dedicado aos usos e costumes da população local e aos artefactos encontrados durante as escavações no sítio arqueológico.

Além do percurso já mencionado, existem outros trilho e pequenas rotas, como por exemplo os PR08 e PR09 de Monchique, que por sua vez também fazem a interligação ao Passadiço e à Via Algarviana. “Portanto, temos muita oferta para a escolha dos nossos visitantes”.

As particularidades do Passadiço e o futuro de Alferce

A singular paisagem que se funde com o passado da aldeia é o que distingue o Passadiço do Barranco do Demo e os trilhos em redor. Através dos caminhos pedestres existentes é possível conhecer caminhos antigos, tradições e gastronomia locais, assim como contemplar a natureza em todo o seu esplendor, criando-se assim uma simbiose de aventuras e sabores que ficam na memória de quem visita a região. “É por tudo isto que grande parte dos nossos visitantes são recorrentes e gostam de manifestar essa vontade de repetição das experiências memoráveis”.

Com os olhos postos no futuro, a autarquia já deu “os primeiros passos” para pôr em marcha um projeto de ampliação desta mais recente infraestrutura, está ainda a aguardar o parecer das entidades competentes para a construção de uma via ferrata, “que será única no Algarve”, assim como tem em análise a construção de um centro reprodutor de espécies autóctones de peixes da bacia do Arade. No âmbito das atividades de alojamento, esperam inaugurar uma área de serviço de autocaravanas e um albergue ainda este ano.

“Com estes projetos, pretendemos alargar a oferta disponível no âmbito do turismo de natureza, de modo a atrair mais visitantes para a freguesia de Alferce”.