Notícias Turismo

Exposição “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão” patente em Viseu Dão Lafões até novembro

A exposição itinerante “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão” vai percorrer dez espaços da região de Viseu Dão-Lafões, até ao último trimestre do ano. A iniciativa tem como objetivo divulgar os objetos de artesanato criados no âmbito do projeto “Craft Turismo Criativo”.

A Associação de Desenvolvimento do Dão, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, incrementou o “Craft Turismo Criativo”, uma iniciativa que visa potenciar a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com o património cultural, artesanal e imaterial de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.

No contexto do projeto, diversos artesãos dos cinco municípios supramencionados, em conjunto com uma designer profissional e com participantes em workshops, conceberam de raiz quatro objetos de design únicos, com base em técnicas, matérias e tradições locais. Estes elementos originais combinam práticas tradicionais com interpretações contemporâneas e têm aplicação prática, podendo ser utilizados no dia a dia.

A iniciativa teve como base a promoção da excelência dos recursos endógenos, relacionados com o artesanato, principalmente as matérias-primas, os artesãos e outros agentes associados às técnicas regionais.

O projeto arrancou com quatro workshops que envolveram os artesãos, os participantes e a designer de produto Irena Ubler. Os membros que integraram a atividade tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas artesanais, em contacto com quem domina a arte, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho. Deste trabalho criativo conjunto resultaram as peças atualmente expostas na mostra “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão”.

“É com grande satisfação que mostramos agora ao público os resultados do projeto ‘Craft Turismo Criativo’, uma forma de valorizar os nossos criadores, o artesanato da região e, através dele, a cultura de Viseu Dão Lafões”, afirma Nuno Martinho, secretário executivo desta CIM.

Até 22 de novembro, a exposição poderá ser visitada em várias zonas do território de Viseu Dão Lafões.