“Lisboeta açoriana”, Sónia Melo, é uma eterna amante da gastronomia. Fruto dessa paixão, nasceu, em São Miguel, nos Açores, o Chez Sónia, um serviço de Private Chef, que se destaca por oferecer aos seus clientes experiências únicas e memoráveis, utilizando ingredientes locais, frescos e sazonais.
Ainda que tenha apenas iniciado a atividade como Private Chef em 2017, o seu percurso pelo mundo da gastronomia começou a ser traçado antes. O que a levou a dar um passo em frente, tornar-se Chef e começar a disponibilizar esta experiência culinária única?
A minha caminhada no mundo da cozinha começou há 18 anos, como foodblogger. Ao longo dos anos, desenvolvi os meus dotes culinários, fiz workshops, showcookings, tirei o curso de cozinha e fui recebendo um feedback muito positivo. Esse apoio constante incentivou-me a levar esta minha paixão para o próximo nível. Foi uma progressão natural. Sentia-me confiante nos meus dotes culinários e tinha um desejo enorme de oferecer uma experiência gastronómica única e personalizada. Além disso, sempre fui apaixonada por criar momentos memoráveis através da comida e ser Private Chef permite-me fazer isso de forma muito pessoal, pois posso realmente atender às preferências individuais de cada cliente.
O conceito de Private Chef tem-se popularizado, porém, para muitos, continua a ser um campo desconhecido. Assim, a partir do momento em que alguém a contrata, como se desenrola o processo?
O processo é completamente personalizado e adaptado às necessidades e preferências individuais de cada cliente. Começo por compreender o evento em si, os pormenores. Esta etapa é crucial para garantir que cada refeição seja uma experiência única e satisfatória. Depois o menu é elaborado em conjunto com o cliente. Fazemos também as compras, sempre em busca dos produtos mais frescos e sazonais e com qualidade acima da média. No dia do evento, chego ao local com toda a logística necessária. A partir daí, preparamos e servimos cada prato com todos os detalhes, garantindo que cada sabor seja aperfeiçoado e cada apresentação seja impecável.
Os nossos serviços adicionais passam por decoração personalizada do espaço, bolos comemorativos, uma boa carta de vinhos, música ao vivo, visitas ao mercado e ainda podemos arranjar guias turísticos de carro o dia inteiro. Nunca esquecendo, arrumamos e limpamos o espaço após o evento. O objetivo é proporcionar uma experiência culinária completa e sem preocupações, onde o cliente possa simplesmente relaxar e desfrutar.
O negócio está sediado em São Miguel, nos Açores. De que forma esta localização magistral impulsiona a autenticidade e qualidade dos pratos?
Sem dúvida que a localização de São Miguel desempenha um papel fundamental na autenticidade e qualidade dos pratos. A localização permite-me utilizar ingredientes frescos, locais, sazonais e biológicos. A qualidade desses ingredientes é incomparável, o que se reflete diretamente na excelência e no sabor. A localização dos Açores é mais do que apenas um cenário deslumbrante; é uma fonte inesgotável de inspiração e qualidade que impulsiona a autenticidade e a excelência.
Apesar de todos os benefícios proporcionados pela privilegiada localização insular do território onde trabalha, considera que quem tem o arrojo de abrir um negócio nas Ilhas se vê a braços com mais desafios e obstáculos? Se sim, no seu caso em particular, quais destacaria?
Sem dúvida que abrir um negócio aqui apresenta desafios únicos que requerem determinação e adaptação, mas também puxa pela nossa criatividade e resiliência. Um dos principais desafios é a logística e o acesso a certos ingredientes e produtos, especialmente aqueles que não são produzidos localmente. Além disso, a sazonalidade e a variação climática podem afetar a disponibilidade de alguns ingredientes ao longo do ano, exigindo flexibilidade na criação de menus sazonais e na adaptação às condições locais. Apesar destes desafios, considero que cada obstáculo é uma oportunidade para crescer e inovar.
Muito se fala no “estilo de cozinha” de cada Chef e na singularidade das respetivas criações. Dessa forma, como descreveria o seu estilo culinário?
Gosto de combinar tradição e inovação para oferecer uma experiência gastronómica verdadeiramente única e memorável. Gosto da fusão de influências e inspirações, a riqueza dos ingredientes e as tradições da cozinha portuguesa. Considero-me uma defensora da culinária contemporânea com raízes tradicionais, em busca de equilibrar técnicas modernas com sabores autênticos e familiares.
Este ano foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões – Açores, na categoria “Private Chef ”. Tendo em conta que esta distinção prestigia o que de melhor existe e se faz em Portugal, qual foi a importância de a receber?
Receber este Selo é uma honra e um reconhecimento do meu trabalho e dedicação à gastronomia. O Prémio Cinco Estrelas Regiões é muito mais do que uma simples distinção. É um selo de qualidade baseado numa metodologia rigorosa, que avalia produtos, serviços e marcas em Portugal durante todo o ano. Isto coloca-nos num grupo seleto de marcas que são reconhecidas pela excelência e pelo alto nível de satisfação que proporcionamos aos consumidores. Estou verdadeiramente honrada por fazer parte desta distinção e de uma comunidade de marcas que se esforçam constantemente para oferecer o melhor aos seus clientes.
Apesar de este ser o Prémio mais recente, não é o único. Todos estes reconhecimentos são importantes e, certamente, gratificantes. De que forma a ajudaram a consolidar a sua reputação e fortalecer a posição do negócio no mercado culinário regional e nacional?
Estes reconhecimentos, que vou recebendo ao longo do tempo, são mesmo muito importantes e gratificantes para consolidar a minha reputação e fortalecer a posição do meu negócio no mercado, tanto regional como nacional. Validam a qualidade do meu trabalho, o compromisso com a excelência e aumentam a credibilidade do meu negócio perante os clientes. Incentivam-me a evoluir e a inovar na minha arte.
No futuro, quais são os planos da Chef Sónia para se manter atualizada, continuar a oferecer experiências culinárias inovadoras e expandir a sua carteira de clientes?
Posso apenas dizer que o meu objetivo é continuar a evoluir e a inovar como Private Chef, oferecendo experiências culinárias únicas e memoráveis que encantem os meus clientes e promovam a nossa riqueza gastronómica. Estou ansiosa para o que o futuro me reserva e estou determinada a alcançar novos patamares de sucesso na minha carreira culinária.