Líder na indústria, a empresa portuguesa redefiniu os padrões de excelência e eficiência na produção. Com os olhos postos no futuro, Ricardo Campos, administrador da Visabeira Indústria, revela-nos um pouco da fórmula para o sucesso.
Ao longo de 36 anos de história, a missão da MOB Cozinhas mantem-se inalterada: elevar a oferta de mobiliário de cozinha. Num mercado altamente competitivo, o que distingue a marca das demais? Como garantem a excelência em cada projeto desenvolvido?
A MOB Cozinhas destaca-se no mercado de mobiliário de cozinha não apenas pela qualidade dos produtos, mas também pela abordagem única e personalizada a cada projeto. Os materiais utilizados têm uma qualidade e durabilidade excecionais e as soluções de arrumação são pensadas para conferirem funcionalidade e adaptabilidade. O compromisso com a excelência começa com a escuta atenta das necessidades e desejos de cada cliente, permitindo-nos criar soluções que não apenas atendam, mas excedam as expectativas. Cada projeto é único, cada detalhe é tido em consideração. Além disso, investimos continuamente em tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade, combinados com a habilidade artesanal dos nossos profissionais, para garantir que cada peça produzida seja verdadeiramente excecional.
Ao estar integrada no Grupo Visabeira, que abarca marcas como a Bordallo Pinheiro ou a Vista Alegre, a MOB beneficia não apenas da sua própria reputação de excelência, mas também da expertise acumulada ao longo dos anos por estas marcas. Como é que a sinergia entre as várias empresas do grupo fortalece a posição da MOB no mercado e influencia a sua abordagem à inovação e qualidade?
A integração no Grupo Visabeira é um fator que contribui evidente e significativamente para a nossa excelência. A sinergia entre as várias empresas do grupo fortalece a posição da MOB no mercado, permitindo-nos alavancar as melhores práticas e utilizar os melhores recursos e tecnologias disponíveis. Esta colaboração transversal influencia diretamente a nossa abordagem à inovação e qualidade, incentivando-nos a procurar constantemente novos materiais e processos que nos permitam oferecer produtos de alta qualidade e soluções inovadoras aos nossos clientes.
No ano passado, deram por concluída a renovação da vossa única fábrica, em Viseu. Quais foram as principais melhorias implementadas no processo de produção e de que forma isso se refletiu na experiência final do cliente?
Desde a modernização dos equipamentos até à otimização dos fluxos de trabalho, cada etapa foi cuidadosamente revista e aprimorada para garantir uma produção mais eficiente e de alta qualidade. As principais melhorias incluíram a introdução de tecnologias de ponta para aumentar a precisão e a consistência na fabricação de móveis, bem como a implementação de práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. Todas estas melhorias refletiram-se diretamente na experiência final do cliente. Com processos mais eficientes, conseguimos garantir uma maior durabilidade dos materiais e melhoria nos acabamentos. Temos orgulho em ser uma empresa nacional com produção 100% portuguesa.
Cada vez mais, a sustentabilidade é uma preocupação crescente. Como é que a MOB integra práticas sustentáveis na sua produção? Poderia destacar algumas iniciativas específicas que contribuem para a redução do impacto ambiental dos processos de fabrico?
Estamos comprometidos em integrar práticas sustentáveis em todas as fases do processo de produção. Uma das iniciativas mais importantes que implementamos é a utilização de materiais sustentáveis e de origem responsável. Optamos por trabalhar com fornecedores que seguem práticas éticas e ambientalmente responsáveis na extração e produção de materiais, como madeira certificada e reciclada. Investimos em tecnologias e processos que visam reduzir o desperdício de materiais e energia. Implementamos sistemas de reciclagem e reutilização de resíduos, bem como práticas de eficiência energética em toda a nossa fábrica. A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é parte integrante da nossa visão para o futuro.
Atualmente, possuem três pontos de atendimento fixos, em Lisboa, no Porto e em Viseu. Possuem uma rede de parceiros e distribuidores abrangente que possibilite um alcance efetivo junto dos clientes de outros pontos do país?
Sim, além dos nossos três pontos de atendimento fixos, os nossos showrooms estrategicamente localizados em zonas premium em Lisboa, Porto e Viseu, contamos com uma ampla rede de parceiros oficiais e distribuidores em todo o país, garantindo um alcance efetivo e uma experiência de qualidade para os clientes em todas as regiões.
A internacionalização é uma parte importante da estratégia da marca. Em que mercados internacionais já estão presentes e como ajustaram a oferta a diferentes culturas e preferências?
Atualmente realizamos trabalhos em mercados como os Emirados Árabes Unidos, Angola e Moçambique e um pouco por toda a Europa. A nossa equipa comercial tem também participado em feiras e conferências estratégicas. Recentemente, estivemos no Salone del Mobile em Milão, onde estabelecemos contactos importantes para possíveis colaborações futuras. Esta abordagem permite-nos adaptar os nossos produtos e serviços às necessidades específicas de cada mercado.
A par desta expansão, certamente, existiu a necessidade de adequar a estratégia de marketing e vendas, de forma a conseguirem alcançar o sucesso em outros mercados. Quais foram as principais adaptações e como se refletiram nos diferentes públicos?
Ao expandir para novos mercados, reconhecemos a importância de adaptar a estratégia de marketing e vendas. Implementamos campanhas mensais direcionadas aos clientes finais, aumentando o foco no marketing digital para alcançar um público mais vasto de forma mais democrática. Além disso, fortalecemos parcerias e procuramos ativamente novos agentes para serem representantes dos nossos produtos. Investimos em eventos presenciais, como showcookings nos showrooms, para aumentar a presença física, e divulgamos os nossos espaços nas redes sociais para criar uma ligação mais próxima com os clientes. Estas adaptações permitem-nos criar uma estratégia mais abrangente e eficaz.
No futuro, quais são os planos da MOB para continuar na vanguarda da inovação no mercado de mobiliário de cozinha?
No futuro, estamos empenhados em manter-nos na vanguarda da inovação no mercado de mobiliário de cozinha. Remodelámos recentemente a nossa fábrica, apostando na renovação profunda da fábrica, localizada na zona industrial de Viseu, com um investimento de cerca de 20 milhões de euros. Os processos de fabrico estão agora enquadrados no conceito de indústria 4.0, impulsionado por tecnologias inovadoras, trabalhando em conjunto com o know-how acumulado e depurado pela mob ao longo dos anos. Hoje, a fábrica apresenta-se como uma das mais modernas na produção de mobiliário de cozinha a nível europeu. Além disso, trabalhamos constantemente em novos projetos para garantir que continuamos a oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade que atendam às suas necessidades e expectativas em constante evolução. Estamos entusiasmados em partilhar mais detalhes sobre esses planos à medida que avançamos.