Turismo

NACIONAL 103: do litoral minhoto ao interior transmontano de Portugal

A Estrada Nacional 103 que rasga o país de lado a lado, ligando Viana do Castelo a Bragança, passando pelos concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Valpaços e Vinhais, é um dos roteiros rodoviários mais genuínos de Portugal. São ao todo 274 quilómetros que podem ser percorridos em toda a sua extensão ou em várias etapas, a pé, de carro, de mota ou de bicicleta.

É impossível elencar todo o potencial desta estrada tão antiga quanto bela. Certo é que, a orologia, vegetação e características paisagísticas que acompanham a viagem por doze concelhos, ao ritmo que esta vai sendo percorrida, revela peculiaridades surpreendentes que cambiam naturalmente conforme se atravessa o território do litoral ao interior norte português.

Fotografia: Sérgio Freitas

São algumas dessas metamorfoses físicas, mas igualmente transformações culturais que destacamos neste roteiro da N103, um road book que atravessa várias áreas protegidas, reservas da Biosfera Transfronteiriça da UNESCO: Planalto Ibérico, Parque Natural de Montesinho, Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural do Litoral Norte. Uma estrada que é ladeada por grandes e pequenos rios – Rabaçal, Tâmega, Beça, Cávado, Neiva – e por diferentes serras: Montesinho, Padrela, Larouco, Gerês… Conflui paisagem rural e urbana com monumentalidade de todas as épocas e estilos arquitetónicos, inclusive classificada Património da Humanidade pela UNESCO; cruza territórios de produtos endógenos ímpares, raças autóctones, zonas de caça e de pesca; miradouros impressionantes; praias atlânticas e fluviais; múltiplos equipamentos culturais; complexos de golfe, termas, hipismo, atividades de natureza, desportos aventura ou enoturismo e alguma da melhor gastronomia do país, além de tradições imemoráveis.

Esta magnífica estrada descrita em grande parte no livro “Viagem a Portugal” do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, é tudo isto e muito, muito mais. No percurso existem equipamentos de apoio em várias zonas da estrada e nas sedes de concelho, bem como cafés, restaurantes, esplanadas, unidades de alojamento e empresas de animação turística preparadas para dar asas à imaginação na preparação de atividades lúdicas para tornar a experiência pela Nacional 103 verdadeiramente épica!

Faça-se à estrada…

WWW.PORTOENORTE.PT