A Feira do Livro do Porto é uma das visitas “obrigatórias” todos os verões, há pelo menos dez anos. Altura em que passou a realizar-se em finais de agosto e setembro. Eugénio de Andrade será o 11º autor a ter uma Tília com o seu nome nos Jardins do Palácio de Cristal.
Eugénio de Andrade (1925-2003) vai ser o autor homenageado na edição deste ano, que decorre de 23 de agosto a 8 de setembro. O anúncio foi feito há já bastante tempo, no início do ano, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que pode ser consultada em www.bibliotecadigitaleugeniodeandrade.pt e onde se encontram mais de 400 poemas, manuscritos, fotografias, postais e livros do poeta.
O comissariado da homenagem está entregue à poeta Andreia C. Faria, a quem se juntam o programador João Gesta, responsável pela agenda literária, e Tiago Andrade, responsável pela programação musical e ao ar livre.
“Eugénio é um poeta amado do Porto e do país, mas esta edição da Feira do Livro será um reencontro especialmente vibrante dos públicos da cidade com a sua obra, permitindo olhares renovados”, referiu Rui Moreira à agência Lusa.
Em 2014, a Câmara Municipal do Porto assumiu a organização da Feira do Livro, passando esta a realizar-se nos Jardins do Palácio de Cristal. A atribuição de cada Tília destes icónicos jardins é um dos momentos mais emocionantes de cada edição. Foi assim em 2022, com a autora homenageada, Ana Luísa Amaral, em cuja placa se pode ler:
“NA DESORDEM MAIS CÓSMICA DAS COISAS,
ORGANIZAR INTEIRO:
O CORAÇÃO”
Os outros autores homenageados, desde 2014, foram Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Mário Branco, Eduardo Lourenço, Leonor de Almeida, Júlio Dinis e, o ano passado, Manuel António Pina.