O Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal já foi percorrido por um grupo de 14 peregrinos, entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro. Este novo percurso tem uma extensão de 240 quilómetros e atravessa 12 municípios.
Os municípios da Póvoa de Lanhoso, de Freixo de Espada à Cinta, de Torre de Moncorvo, de Vila Flor, de Mirandela, de Murça, de Alijó, de Vila Pouca de Aguiar, de Ribeira de Pena, de Cabeceiras de Basto, de Vieira do Minho e de Braga são atravessados pelo Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.
O grupo que percorreu o trajeto foi recebido por entidades civis e religiosas, como autarcas e outros representantes dos municípios abrangidos, bem como pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e pelos Bispos D. Nuno Almeida, da diocese de Bragança-Miranda, e D. António Azevedo, da diocese de Vila Real.
Esta peregrinação, além da componente institucional e religiosa, teve por objetivos conhecer e analisar no terreno as alterações e os ajustes propostos pelos municípios envolvidos e apontar outros possíveis melhoramentos.
Este novo caminho jacobeu baseia-se em relatos escritos do trajeto percorrido pelo barão Leon de Rosmithal da Boémia, no século XV.
Apesar de ainda não estar totalmente sinalizado, o trajeto já é realizado por caminhantes e peregrinos, com recurso a um mapa GPS e informações digitais. Prevê-se que, durante o próximo ano, seja colocada informação uniformizada em toda a extensão para conceder a este novo caminho jacobeu as caraterísticas regulamentadas e existentes em outros semelhantes.