Atualidade Eventos Notícias Tradições

Cidade do Porto ganha mais cor e movimento com o Natal

Até dia 6 de janeiro, o Porto volta a iluminar-se com as cores da época. Apesar de a programação se estender por vários espaços da cidade, o destaque vai para a grande Árvore de Natal, instalada na Avenida dos Aliados, como já é habitual.

O município do Porto agendou para 30 de novembro o arranque da programação dedicada à quadra natalícia. O início dá-se com a apresentação do “Gospel Collective”, a partir das 16h30. “O grupo promete um espetáculo que mistura momentos enérgicos e outros momentos de maior contemplação”, refere a autarquia, em comunicado de imprensa. A partir das 18h00, a Árvore de Natal iluminar-se-á, acompanhada de um momento de video mapping na fachada do edifício da Câmara Municipal, denominado “Renascer de uma Estrela”, e de um espetáculo de fogo de artifício.

Logo depois, o palco dos Aliados receberá “o primeiro grande concerto desta temporada”. O cantor Fernando Daniel atua a partir das 18h30 “e promete uma viagem por temas mais antigos e recentes, num espetáculo com entrada livre”.

No fim de semana seguinte, a 8 de dezembro, às 18h00, será a vez de Marisa Liz marcar presença nos Aliados. A 15 de dezembro, à mesma hora, o mesmo palco recebe o espetáculo final de mais uma edição da iniciativa “Desporto no Bairro”.

Dias antes do Natal, a 22 de dezembro, às 18h00, a Avenida acolhe um concerto de comemoração dos 30 anos de carreira de Rodrigo Leão.

Todos os grandes espetáculos terão acompanhamento de Língua Gestual Portuguesa, tornando o programa de Natal ainda mais inclusivo e acessível a todos.

As luzes, que irão abrilhantar 94 arruamentos, continuam a ser um dos grandes atrativos desta época e ligar-se-ão ao mesmo tempo que a Árvore de Natal, que, este ano, contará com um design renovado e com uma amplitude mais tridimensional. Até 6 de janeiro, a iluminação funcionará de domingo a quinta- feira, das 17h30 às 23h00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, prolongar-se-á até à meia-noite. Desta vez, 98% da iluminação é composta por tecnologia LED de alta eficiência. Também o Jardim de João Chagas, conhecido como Jardim da Cordoaria, e o Largo Amor de Perdição receberão o Mercado de Natal da Ágora. Este local divide-se em dois espaços: a Tenda de Natal, que acolherá vários espetáculos, e a Tenda de Cristal, que contará com dezenas de oficinas para os mais novos, num encontro com os objetos tradicionais da época.

O local albergará ainda a habitual Pista de Gelo Natural e o Carrossel Parisiense, neste caso, apenas para menores de dez anos. O acesso a estes equipamentos é livre, mas é necessário o levantamento de bilhete junto aos diferentes sítios.