Poder local

Município de Vinhais reconhecido com cinco Prémios de Excelência Autárquica

O município de Vinhais foi distinguido com cinco Prémios de Excelência Autárquica. O reconhecimento deu-se em projetos das áreas do desporto, da educação, da cultura e da juventude. Neste artigo, a Autarquia fala-nos das medidas em causa, das expectativas para o futuro e da motivação acrescida que este prémio representa.

A Câmara Municipal de Vinhais procura desenvolver um trabalho inovador na promoção do desenvolvimento local e na melhoria contínua das condições de vida de toda a comunidade. Para tal, a autarquia empenha-se em dinamizar e implementar boas práticas, promover políticas públicas através de iniciativas e programas que, mediante uma gestão eficiente e inovadora, promovam o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos recursos locais.

As áreas do desporto, da cultura, da educação e da juventude são basilares e fulcrais para o desenvolvimento e afirmação de toda a comunidade do nosso concelho, pelo que a autarquia procura desenvolver um trabalho inovador através de várias iniciativas nas diversas áreas.

No âmbito dos Prémios de Excelência Autárquica, o município foi reconhecido em todas as áreas que levou a concurso, o que muito nos honra e motiva para fazer cada vez mais e melhor. Na categoria de desporto, o projeto de Ginástica Sénior promove a atividade física e desportiva dos mais velhos, com o objetivo de promover comportamentos e atitudes benéficas à saúde nas suas múltiplas vertentes.

Na categoria juventude, o programa “Vinhais Jovem, Vinhais em Movimento” constitui-se como uma oportunidade para promover o envolvimento dos jovens, incentivando-os a participarem ativamente na construção de um futuro mais justo e sustentável. Esta atividade compreende uma série de desafios e provas diversificadas.

No âmbito da cultura, as atividades premiadas foram a Escola Municipal de Música e a Escola Municipal de Teatro. A primeira promove a educação musical, no concelho, de crianças, jovens e adultos, valorizando a cultural local através de atividades pedagógicas e culturais. A segunda tem como grande objetivo preservar e transmitir o património cultural do concelho, promovendo a inclusão social e intergeracional. O público- alvo desta escola é muito diversificado, abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias e contextos socioeconómicos.

Na área da educação, o projeto distinguido insere-se no âmbito da Educação Inclusiva e Património Vivo, desenvolvido em parceria com o arquivo municipal e o departamento de educação especial do agrupamento de escolas do nosso concelho.

O feedback recebido tem sido muito positivo, de incentivo, o que nos motiva e anima ainda mais para continuar a trabalhar em prol da população.