Mulheres Inspiradoras

As pessoas enquanto ingrediente para o sucesso

Ao longo da carreira, Carla Araújo vivenciou várias experiências que a foram enriquecendo a nível profissional. Em 2019 candidatou-se a franquiada da McDonald’s e, atualmente, gere os restaurantes das Caldas da Rainha, Nazaré e Santo Onofre.

Antes de integrar a equipa da cadeia de restauração, Carla Araújo desempenhou funções como diretora financeira numa empresa de construção em Angola, onde desenvolveu diversas competências. Estes conhecimentos permitiram-lhe ganhar uma visão mais abrangente do mundo dos negócios e, ao mesmo tempo, perceber a importância da liderança, estratégia e gestão de equipas. Apesar de ter sido um período “profissionalmente desafiante”, sempre manteve o desejo de regressar a Portugal e abraçar um novo desafio “que fosse estimulante a vários níveis”.

Foi então que surgiu a oportunidade de se candidatar a franquiada da McDonald’s, algo que afirma ter-lhe despertado “um enorme entusiasmo”. Depois de um rigoroso processo de seleção e uma intensa formação operacional, que lhe permitiu conhecer em profundidade todas as áreas do negócio, concretizou o desejo “de integrar esta grande família”, pela qual sempre nutriu muita admiração. “Gerir os restaurantes das Caldas da Rainha, Nazaré e Santo Onofre representa, para mim, um compromisso com a excelência, a inovação e, acima de tudo, com as pessoas – tanto os clientes como as equipas que diariamente trabalham para garantir a melhor experiência possível em cada um dos nossos espaços”.

Para Carla Araújo, o segredo do sucesso dos restaurantes McDonald’s prende-se com a formação contínua, a inovação constante e o compromisso com a comunidade mas, e acima de tudo, nas pessoas que compõem as equipas. “A McDonald’s tem uma estrutura organizacional muito bem definida, que nos dá as ferramentas e o suporte necessário para garantir um serviço de excelência”.

Relativamente a estes últimos anos enquanto franquiada, descreve-os como sendo de “grande aprendizagem e evolução”, uma vez que desde o início percebeu que estava perante “um negócio dinâmico e exigente, onde a capacidade de adaptação e o trabalho em equipa são determinantes para o sucesso”.

Outro aspeto que faz questão de destacar é a forte cultura existente de partilha e desenvolvimento de pessoas. “Trabalhamos num ambiente em que todos têm a oportunidade de aprender e crescer e onde os desafios são encarados como oportunidades de melhoria contínua. Aliás, estamos num processo para certificação pela norma NP-4590 Felicidade e Bem Estar Organizacional”.

Relativamente ao futuro, Carla Araújo vislumbra um caminho de crescimento e inovação contínua, em consonância com a dinâmica da marca. Para além de manter o investimento na formação e desenvolvimento das equipas, pretende reforçar a ligação dos restaurantes com a comunidade local. “Sei que o futuro trará novos desafios, mas também grandes oportunidades. O meu compromisso é continuar a trabalhar com dedicação e entusiasmo, garantindo que os nossos restaurantes oferecem sempre o melhor serviço”.