Comunicação e Marketing Mundo Empresarial

O parceiro digital que agora é ‘Cinco Estrelas’

No ano em que celebra um quarto de século, a Goweb Agency foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas. Em entrevista à IN Corporate Magazine, Sérgio Tavares, CEO fundador, faz um balanço destes 25 anos de atividade e explica a importância da mais recente distinção.

Fundada em 2000, a Goweb tem como base de trabalho o desenvolvimento de softwares à medida, websites e plataformas, sempre em ambiente web. “Desde a criação de um simples site institucional, à criação de um site e-commerce, ligado com um software de faturação, com algum CRM, algum software mais específico, portanto, este tipo de sistemas mais complexos nós gostamos muito de fazer”.

Para além desta vertente, a agência trabalha com comunicação e marketing. “99% das nossas ações são feitas online e 1% é para trazer pessoas do físico para o online, mas é muito pouco. Nós apresentamo-nos como uma empresa que atrai e nutre clientes e depois trata do desenvolvimento”.

O percurso de mais de duas décadas

A empresa nasceu em 2000, em plena crise tecnológica. Ainda assim, no primeiro ano angariou cerca de 100 clientes. “Ao final de dez anos já éramos 60 pessoas a trabalhar, portanto, era uma estrutura grande, muito forte”. Mais tarde, entre 2007 e 2009, viram-se a braços com outra crise, que fez reduzir bastante a quantidade de trabalho. Recentemente, por causa da Pandemia de Covid-19, a história voltou a repetir-se, mas a resiliência, os valores da equipa e o fator inovação fizeram com que se fossem adaptando às necessidades do mercado. “O meu propósito como líder é ter mais altos do que baixos e fazer com que os baixos sejam uma maneira de aprendermos”.

Ao longo destes 25 anos de experiência, a Goweb foi distinguida com diversos prémios de avaliação técnica, que atestavam a qualidade de um trabalho específico. Porém, no início deste ano, após um longo e completo processo de apreciação, de sensivelmente seis a sete meses, a agência foi reconhecida com o Prémio Cinco Estrelas, a primeira do setor a conseguir tal conquista.

“Tendo em conta a seriedade do prémio, a capacidade que têm de avaliar várias áreas, sendo um prémio único, o primeiro atribuído a uma agência web, e vindo também nos nossos 25 anos foi ainda mais interessante. Estamos muito felizes”.

Para além da surpresa e da satisfação de toda a equipa, os clientes também fizeram questão de deixar comentários “bastante positivos” acerca do desempenho da empresa.

“Sendo a primeira agência em Portugal a concorrer e a ganhar este prémio, foi muito gratificante”

O futuro

“O nosso objetivo continua a ser, obviamente, como qualquer empresa, crescer. Nós só conseguimos estar no mercado se todos os anos crescermos uma percentagem, para conseguirmos acompanhá-lo a nível de custos, dar melhores regalias às equipas, apostar cada vez mais na formação e estarmos atualizados”. Apesar de ser imperativo crescer financeiramente, o foco da Goweb está sempre no progresso sustentado, na qualidade do serviço, bem como no bem-estar das pessoas.

“O nosso lema é ‘fazer bem’. Fazer bem com as premissas de estarmos igualmente bem, de não haver altos níveis de stress, de fazermos com genuíno intuito de ajudar quem estamos a servir. Para fazermos bem temos de estar bem, de ter formação, não pode haver sempre níveis de stress, temos de ganhar bem também e temos de ter prémios”.

Apesar de ao longo destas mais de duas décadas terem feito incursões internacionais, por exemplo, no Reino Unido, em Angola, na Guiné, em Cabo Verde e no Brasil, Sérgio Tavares tenciona, daqui em diante, apostar somente a nível nacional. “O mercado é gigante. Temos muito bons recursos cá. Hoje em dia, só o mercado português chega”.