Ambiente Atualidade Notícias

Melhores projetos de limpeza urbana voltam a ser distinguidos por Prémios Cidade+

Estão abertas, até dia 31 de maio, as candidaturas para a segunda edição dos Prémios Cidade+. Os quatro melhores projetos de limpeza urbana recebem cinco mil euros cada.

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) apresenta, este ano, a segunda edição dos Prémios Cidade+, uma iniciativa que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por entidades ou pessoas na área da limpeza urbana, com impacto significativo na qualidade de vida das cidades.

Podem candidatar-se municípios, juntas de freguesia, empresas municipais ou serviços municipalizados, empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos, entidades da sociedade civil, pessoas em nome individual ou coletivo, associações, organizações não governamentais e ainda universidades e outras instituições que promovam investigação e desenvolvimento. Podem também participar entidades outrora premiadas, caso concorram com um novo projeto/produto ou uma inovação do que apresentaram anteriormente.

O destaque irá para projetos, ações ou medidas, desenvolvidos entre 1 de agosto de 2023 e 31 de março de 2025, que tenham contribuído para melhorar os serviços públicos, nomeadamente no que diz respeito à higiene urbana, limpeza de praias ou terrenos, recolha de resíduos urbanos, lavagem de ruas, desinfestação, entre outros.

Os prémios principais dividem-se em quatro categorias: “Inovação & Conhecimento”, que distingue projetos pioneiros com impacto na melhoria da limpeza urbana, “Participação Pública & Cidadania”, que reconhece iniciativas que promovam o envolvimento da comunidade, “Estratégia Municipal para a Sustentabilidade”, que premeia ações que contribuam para a economia circular e para a descarbonização das cidades, e “Equipas Felizes”, que valoriza medidas que melhorem as condições de trabalho dos profissionais de limpeza urbana.

Serão ainda atribuídos três prémios especiais às entidades ou pessoas que demonstrem um contributo único na dinamização do setor, com as categorias de “Personalidade do Ano”, “Equipamento/Tecnologia do Ano” e “Campanha do Ano”, isto é, campanha de comunicação e/ou sensibilização para a limpeza urbana, reportagens ou artigos jornalísticos relevantes.

A avaliação das candidaturas é feita com base nos critérios inovação, sustentabilidade, impacto na comunidade, impacto na organização e potencial de replicabilidade. Os vencedores serão anunciados no 7.º ENLU – Encontro Nacional de Limpeza Urbana 2025, que se realizará entre os dias 7 e 9 de julho, na Alfândega do Porto.